Sabemos que um dos maiores desafios dos gestores é conduzir as atividades empresariais de maneira ética, enquanto buscam atingir elevados níveis de desempenho econômico. “No Agronegócio, o compliance tem recebido cada vez mais a atenção dos empreendedores do setor, em especial dos pequenos produtores, uma vez que abrange, dentre outros pontos, a necessidade de estar em total conformidade com os órgãos setorizados de certificação da produção, com as Leis Ambientais e Trabalhistas, assim como fundamentar as ações empresariais em princípios éticos, ultrapassando a barreira do mínimo previsto nas legislações”.
A respeito da ética empresarial, analise as asserções a seguir:
I. A organização, que não tem uma cultura ética forte e ações efetivas que traduzam uma conduta ética com seus stakeholders, deverá adquirir essa consciência e rever a sua relação com o ambiente organizacional.
PORQUE
II. Em uma cultura não ética tudo acaba sendo permitido, e ao se negligenciar a gestão de valores nas organizações o prejuízo pode ser fatal.
A respeito dessas asserções e da relação entre elas, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
A organização que não tem uma cultura ética forte e ações efetivas que traduzam uma conduta ética com seus stakeholders deverá adquirir essa consciência e rever a sua relação com o meio ambiente organizacional a fim de estabelecê-la e elegê-la como parte integrante do seu negócio, pois de outra forma, sua continuidade estará comprometida.
No Brasil, conforme aponta Matos (2011, p. 29), “casos idênticos tornaram-se notórios, com grandes empresas tradicionais indo à falência por graves irregularidades éticas”. Além destes exemplos, podemos observar que em uma cultura não ética, ou seja, indiferente às questões morais, tudo acaba sendo permitido, e o lucro passa a ser objetivo supremo, fazendo com que a competição ganhe expressão predatória em que todos os concorrentes devem ser eliminados.
Importante salientar que nem sempre as empresas vão à falência por irregularidades éticas, porém a consequência ao se negligenciar a gestão de valores nas organizações é o prejuízo, que pode ser fatal.