Muitas são as possibilidades de movimento humano, em diferentes contextos e/ou situações, e isso combinado às características individuais daquele que se movimenta torna qualquer análise do movimento humano, até certo ponto, complexa. Na busca de padronizar e, consequentemente, facilitar as tantas possibilidades de análise do movimento humano, existem alguns termos e conceitos padrões dentro da Cinesiologia. Com base na terminologia utilizada para análise do movimento humano, analise as assertivas a seguir, quanto a sua veracidade (ser verdadeira ou falsa).
I. Buscando estabelecer um ponto de partida para a descrição dos movimentos articulares, existe uma posição neutra que serve de referência e é amplamente utilizada para análise do movimento humano, denominada de a posição anatômica. Simplificadamente, essa posição pode ser descrita como uma pessoa em pé, com o corpo ereto, com os olhos dirigidos para frente, os pés paralelos e ligeiramente afastados, os membros superiores pendentes ao lado do corpo e com as palmas das mãos voltadas anteriormente.
II. Para melhor observação do movimento a ser realizado por um aluno, o professor deve buscar se posicionar perpendicularmente ao plano (sagital, frontal ou transversal) em que estiverem ocorrendo os movimentos, pois nessa posição é possível visualizar os movimentos ocorrendo ao redor do seu respectivo eixo de rotação. Por exemplo, caso o professor deseje observar os movimentos articulares do quadril, joelho e tornozelo de seus alunos durante um salto vertical, o professor deve se posicionar ao lado dos seus alunos.
III. O esqueleto axial é formado pelos membros superiores e inferiores, os quais são tidos como as partes fixas do corpo presas e/ou anexas às partes móveis. Essas partes móveis, formado pela cabeça, pescoço e tronco, formam o esqueleto apendicular.
IV. O movimento ao longo de uma linha reta ou curva, onde todas as partes do corpo envolvidas se movimentam na mesma direção e com a mesma velocidade é denominado de movimento angular. Já o movimento que envolve a rotação ao redor de um eixo de rotação é denominado de movimento linear. Como exemplo desses tipos de movimentos pode-se pensar em uma pessoa correndo, onde observa-se os movimentos lineares das articulações do cotovelo, quadril e joelho e, como consequência deles, observa-se também os movimentos angulares na trajetória da cabeça, do tronco e dos diversos segmentos corporais.
V. Enquanto a cinemática é uma área da biomecânica que se preocupa em estudar as forças que causam ou tendem a causar mudanças no movimento humano considerando forças internas e externas, a cinética, por sua vez, descreve os movimentos em termos espaciais e temporais sem levar em consideração as forças que causam os movimentos.
As assertivas I, II, III, IV e V são respectivamente (V = Verdadeiro ou F = Falso):
A)
F, V, F, V, F
B)
V, F, V, F, V
C)
V, V, F, F, V
D)
V, V, F, F, F
E)
F, F, V, V, V
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A resposta correta encontra-se na Letra D: V,V,F,F,F.
Explicação:
III. Correção: O esqueleto axial corresponde ao crânio, as vértebras cervicais, costelas, esterno, vértebras e sacro. Enquanto que o esqueleto apendicular consiste nos ossos dos membros superiores e inferiores.
IV. Correção: O movimento angular mede a quantidade de movimento associado à rotação de um corpo em relação a algum eixo de rotação. Enquanto que n o movimento linear, a quantidade de movimento tem sempre a mesma direção e o mesmo sentido da velocidade do corpo.
V. Correção: A cinemática estuda os movimentos (posição, velocidade, aceleração) dos corpos e das partículas. Enquanto que a cinética estuda a influência das forças sobre o movimento dos corpos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás