05) Considere duas circunferências, uma de centro A e raio de 16 cm, e outra de centro B e raio de 10 cm. Dê a posição relativa dessas duas circunferências quando a distância entre os seus centros for igual a: a) 26 cm c) 6 cm b) 30 cm d) 3 cm.
Respostas
Resposta:
Conforme abaixo.
Explicação passo a passo:
A tem raio 16 cm
B tem raio 10 cm
As circunferências são tangentes (encostam uma na outra em um único ponto) se a distância entre os seus centros for igual à soma dos seus raios, ou seja, se a distância entre os seus centros for igual a 26 cm.
a) Tangentes externas
Duas circunferências são tangentes internas quando possuem somente um ponto em comum e uma exterior à outra. A condição para que isso ocorra é que a distância entre os centros das duas circunferências seja equivalente à soma das medidas de seus raios.
b) Tangentes internas
Duas circunferências são tangentes internas quando possuem apenas um ponto em comum e uma esteja no interior da outra. A condição para que isso ocorra é que a distância entre os dois centros seja igual à diferença entre os dois raios.
c) Circunferências externas.
Duas circunferências são consideradas externas quando não possuem pontos em comum. A condição para que isso ocorra é que a distância entre os centros das circunferências deve ser maior que a soma das medidas de seus raios.
d) Circunferências internas.
Duas circunferências são consideradas internas quando não possuem pontos em comum e uma está localizada no interior da outra. A condição para que isso ocorra é que a distância entre os centros das circunferências deve ser menor que a diferença entre as medidas de seus raios.