DESCREVA O LEMA DA REVOLUÇÃO FRANCESA (IGUALDADE - LIBERDADE - FRATERNIDADE) E SUA IMPORTÂNCIA NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS:
Respostas
Resposta:
São as cores da bandeira francesa atual e também o símbolo dos revolucionários durante a Revolução Francesa, que são representadas por: Azul - Liberté (Liberdade), Branco - Égalité (Igualdade), e Vermelho - Fraternité (Fraternidade). Ela representa o brado de ativistas em prol da democracia liberal ou constitucional e da derrubada de governos opressores à sua realização.
Sua importância nas sociedades contemporâneas se dá pelo fato de ser uma classificação dos direitos humanos e um dos pilares de uma "sociedade justa e igulitária".
Assim, os direitos humanos de primeira geração seriam os direitos de liberdade, compreendendo os direitos civis, políticos e as liberdades clássicas. Os direitos humanos de segunda geração ou direitos de igualdade, constituiriam os direitos econômicos, sociais e culturais. Já como direitos humanos de terceira geração, chamados direitos de fraternidade, estariam o direito ao meio ambiente equilibrado, uma saudável qualidade de vida, progresso, paz, autodeterminação dos povos e outros direitos difusos.
Fazendo assim, com que a sociedade contemporânea fosse o mais justa e igualitária possível.
Explicação:
Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdade, fraternidade, em português do francês) foi o lema da Revolução Francesa. que mais tarde seria citado na Constituição francesa de 1946 e 1958. e até hoje é ultilizado como um slogan de luta contra a opressão e que também foi usado de inspiração para uma classificação dos Direitos Humanos