Os docentes trabalham com diversas realidades sociais, culturais e econômicas. Seus saberes passam a ser construções sob os auspícios dos pilares da educação. Sobre as mudanças necessárias para atender esta nova perspectiva, faça a correta correspondência entre a coluna A (Saberes) e coluna B (característica) COLUNA A SABERES COLUNA B CARACTERÍSTICA (1) Saberes da formação profissional (A) Estão articulados aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos presentes no currículo e na matriz curricular dos cursos. (2) Saberes disciplinares (B) Passam a ser desenvolvidos pelos docentes, a partir do momento que desempenham ações práticas em sua formação. (3) Saberes curriculares (C ) Pertencem às diversas áreas do conhecimento. (4) Saberes experiências (D) São transmitidos pelas instituições de ensino no processo de formação de professores. A) 1-A; 2-B; 3-C; 4-D B) 1-D; 2-C; 3-B; 4-A C) 1-B; 2-D; 3-C; 4-A D) 1-D; 2-C; 3-A; 4-B E) 1-C; 2-B; 3-A; 4-D
Respostas
Resposta:
Alternativa D (1D, 2C, 3A, 4B)
Explicação:
saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais. Para ele, os saberes da formação profissional são aqueles transmitidos pelas instituições de formação profissional e passam a ser incorporados à prática docente.
Os saberes disciplinares são os saberes mais específicos, relacionados aos diversos campos do conhecimento, aos saberes de que dispõe a sociedade, como se encontram nas universidades e sob a forma de disciplinas.
Quanto aos saberes curriculares, ressalta que correspondem aos objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos. Tais saberes já se encontram consideravelmente determinados em sua forma e conteúdo, produtos oriundos da tradição cultural e dos grupos produtores de saberes sociais e incorporados à prática docente através das disciplinas, programas escolares, matérias e conteúdos a serem transmitidos”.
No entanto, a partir do momento em que os professores constroem os saberes da experiência, todos os demais saberes poderão ser retraduzidos por eles na forma de hábitos, ou seja, de um estilo pessoal de ensino, em “macetes”, em traços de personalidade, que se expressam por um saber-ser e de um saber-fazer pessoais e profissionais validados pelo trabalho cotidiano.