Em uma reunião de professores com a equipe diretiva (diretor e coordenação pedagógica) em uma escola municipal no interior de Minas Gerais, o tema tratado foi o processo avaliativo realizado na instituição. A direção tinha como objetivo fazer com que os professores se conscientizassem de que as provas realizadas com os alunos deveriam ser melhor elaboradas, para, de fato, cumprir com o seu papel formativo. Além disso, a administração solicitou que as provas de Matemática fossem contextualizadas, para que os alunos pudessem atribuir maior significado àquele instrumento avaliativo e ao ensino da disciplina. A professora Adriana, do segundo ano do Ensino Fundamental, saiu da reunião muito preocupada com as considerações da diretora e, concordando com ela, começou um estudo a fim de melhorar a suas avaliações.
Como você elaboraria uma prova de Matemática para os alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental, considerando a necessidade de uma avaliação que abordasse os conteúdos matemáticos de forma contextualizada e significativa, cumprindo o seu papel formativo?
Respostas
Resposta:
Para iniciar a elaboração da prova, poderia ser feito um levantamento de todas as atividades realizadas na instituição que mobilizaram alunos e professores na sua realização, como, por exemplo, feira com diversos conteúdos, hora social, gincana, passeios, festas comemorativas (Dia da Família, festa junina, etc.), finalização de projetos, entre outros.
Em seguida, buscar, nos registros da escola, as atividades registradas em fotos, em que os alunos do segundo ano aparecem. Após esse levantamento, fazer uma seleção das fotos que serão usadas na prova de Matemática, pois essas atividades servirão como contexto, no qual as problematizações serão abordadas.
A cada foto inserida na prova, contextualizar o cenário e trazer situações-problemas a serem resolvidas; exemplos: a partir da foto da gincana, solicitar um gráfico com a pontuação de cada turma ou colocar em ordem crescente o número de pontos de cada uma; com a foto da hora social, elaborar um problema em que os alunos precisem criar contas de adição e subtração, em que os dados são o número de pessoas presentes; com a foto da festa junina, elaborar uma situação em que eles tenham que calcular o comprimento do barbante usado para a confecção das bandeirinhas; com a foto do passeio, realizar contas com os valores gastos nas atividades, etc.
Após a avaliação, analisar o resultado, registrando as maiores dificuldades da turma, bem como as dos alunos individualmente, para que, a aprtir dessa análise, seja possível identificar os conteúdos que precisam ser trabalhados e de que maneira poderão ser abordados
Resposta:
Explicação passo a passo:
Contextualizar o cenário e trazer situações-problemas a serem resolvidas; exemplos: a partir da foto da gincana, solicitar um gráfico com a pontuação de cada turma ou colocar em ordem crescente o número de pontos de cada uma; com a foto da hora social, elaborar um problema em que os alunos precisem criar contas de adição e subtração, em que os dados são o número de pessoas presentes; com a foto da festa junina, elaborar uma situação em que eles tenham que calcular o comprimento do barbante usado para a confecção das bandeirinhas; com a foto do passeio, realizar contas com os valores gastos nas atividades, etc.
Após a avaliação, analisar o resultado, registrando as maiores dificuldades da turma, bem como as dos alunos individualmente, para que, a aprtir dessa análise, seja possível identificar os conteúdos que precisam ser trabalhados e de que maneira poderão ser abordados.