Respostas
Resposta:
No Brasil o modelo de colonização contribui para a perpetuação de um sistema fundiário baseado na grande propriedade, afinal, o início da colonização no Brasil se deu através da concessão de grandes latifúndios no nordeste do país (as Capitanias Hereditárias e Sesmarias), e o processo de criação dos latifúndios apenas .
Resposta:
São basicamente dois modelos agrários no Brasil, a agricultura familiar e o agronegócio.
O Agronegócio baseia-se no aumento da produtividade pelos meios tecnológico, fertilizantes, agrotóxicos, tratores e colheitas mecanizadas. emprega poucos trabalhadores , tem uma alta produtividade com uso de poucos hectares. A produção é voltada para o mercado externo, na forma de commodities. Esse tipo de agricultura pode causar muitos impactos negativos para o meio ambiente como: contaminação das águas por conta dos agrotóxicos, uso excessivo de água, alteração no micro clima local, e desgaste do solo.
A Agricultura familiar é a agricultura praticada de forma extensiva, isto é, uma produtividade mais baixa e com técnicas rudimentares e tradicionais. Sua produção é para o consumo local, e sua capacidade produtiva esta ligado ao clima e as intempéries naturais.