a funcao do sistema imunologico é reconhecer os antigenos não proprios, isto é, aqueles que não fazem parte do organismo ou aqueles que indicam um mal funcionamento
Respostas
Resposta:
O sistema imunológico possui como função realizar as duas atividades: reconhecer e eliminar antígenos não próprios como também realizar a eliminação dos antígenos próprios que se encontram em mau funcionamento
Explicação:
De forma básica, o sistema imunológico também conhecido como sistema imune tem como atividade realizar a defesa de todos os órgãos do corpo humano seja em relação a ameaças externas quanto internas.
Desta forma, na atuação deste sistema estão incluídas diversas células e elementos que identificam perigos para o equilíbrio e bom funcionamento do corpo como:
• Agentes biológicos externos: como vírus, bactérias, protozoários e outros que podem levar a processos de infecção que causam a morte celular.
• Componentes internos como células em mau funcionamento ou, ainda, elementos que deixaram de realizar as suas atividades celulares de maneira adequada
Por isso, o sistema imunológico está relacionado com uma série de células que identificam todos os tipos de ameaças ao funcionamento adequado do corpo realizando a sua devida eliminação.
Ao considerar o seu funcionamento, de maneira específica, o sistema imune conta com resposta em dois níveis:
• Celular
• Órgãos específicos para defesa orgânica
Na atuação do sistema imunológico, a primeira linha de defesa são células criadas pelo organismo com uma estrutura adequada para ativar uma cascata de reações imunes para a proteção do organismo em determinado ponto.
Neste sentido, as principais células de defesa do sistema imunitário incluem:
- Macrófagos
- Leucócitos
- Linfócitos
Uma indicação prática clara do seu funcionamento pode ser percebida, por exemplo, em um exame de sangue básico conhecido como hemograma no qual a indicação de leucocitose - aumento da quantidade de leucócitos - sugere a presença de infecção no organismo de uma pessoa.
Esta situação ocorre porque no momento em que o corpo humano possui um agente externo estranho, como vírus ou bactérias especificadas, são liberadas substâncias de identificação que fazem a migração das células de defesa como os leucócitos para o local buscando, com isso, neutralizar a ameaça apresentada.
Por outro lado, existem também os órgãos imunitários que se dividem em:
- Primários
- Secundários
Com relação aos órgãos de defesa primários, incluem a medula óssea e timo que realizam a produção das células básicas de defesa bem como o seu devido desenvolvimento, como no caso dos linfócitos T.
Já quando se consideram os órgãos de defesa secundários, incluem os seguintes elementos:
- Linfonodos
- Apêndice
- Baço
- Tonsilas
Todos estes componentes relacionados, atuam com relação ao sistema imunitário permitindo a concentração de diferentes tipos de células de defesa como macrófagos, glóbulos brancos e outros tornando, assim, a resposta a uma ameaça mais rápida e adequada.
Ao considerar a atuação específica, de todo este sistema imunológico mencionado acima, o estímulo para que a ativação das células imunes ocorra inclui tanto a entrada de agentes externos não próprios do organismo como também a ocorrência de mudanças ou inadequações no funcionamento celular.
Neste segundo caso, ocorrem situações como a chamada lise celular na qual células de defesa com destaque para os macrófagos vão até o órgão em que a atividade inadequada está ocorrendo e realiza a quebra da célula que acaba sendo destruída eliminando, assim, a ameaça identificada.
Concluindo, o sistema imunológico é um complexo de células e órgãos completo que proporciona a segurança para manter o funcionamento em homeostase do corpo em todas as suas funções.
Link:
http://brainly.com.br/tarefa/10167364