A Questão Coimbrã ou Questão do bom senso e do bom gosto foi motivada por _______________e se deu entre___________ e _____________. Escolha a alternativa que completa as lacunas, respectivamente:
A) uma crítica ao romance A Cidade e as Serras; Eça de Queirós; Fernando Pessoa B) uma crítica à "Revisa Orpheu"; Fernando Pessoa; Antero de Quental.
C) uma crítica à Belle Époque; Eça de Queirós; Baudelaire
D) uma crítica aos jovens poetas; os defensores do status quo (Castilho); um grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra (Antero de Quental).
E) uma crítica ao romance A Cidade e as Serras; os defensores do status quo (Castilho); um grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra (Antero de Quental).
Respostas
Resposta: ALTERNATIVA * D *
Explicação:
"Em 1865, foi publicado O poema da mocidade de Pinheiro Chagas, um dos componentes
do grupo. Castilho escreveu o prefácio elogiando seu protegido e o recomendando para uma cadeira no curso de Letras; além disso, criticava jovens poetas acusando-os que lhes faltava “bom senso e bom gosto”. Um dos jovens poetas era Antero de Quental (1842-1891) que não deixou escapar a oportunidade para polemizar. Essa polêmica ficou conhecida como Questão Coimbrã ou Questão do bom senso e do bom gosto. Por um lado, se encontravam os defensores do status quo e, por outro, o grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra que, influenciados pela leitura principalmente da literatura francesa, não eram contra Garrett ou Herculano, mas contrários a esses escritores ditos conservadores."
Resposta: Não tenho certeza quanto a reposta pois depende da prova. Fica complicado.
Explicação: