O perfeito funcionamento das vias metabólicas depende de uma complexa atividade enzimática. Dessa maneira, a manutenção do pH dentro de uma faixa muito estreita de variação é essencial para que a ressíntese de ATP seja mantida durante o exercício.
Considerando a regulação do desequilíbrio ácido-base durante o exercício, é CORRETO afirmar:
a. A regulação rápida é efetuada mediante o aumento das taxas de filtração, secreção, reabsorção e excreção renal com vistas a produzir uma urina mais ácida ou mais alcalina.
b. O fato de não ocorrer tamponamento de ácido lático, dentro da célula muscular, leva ao aumento da acidose e diminuição do pH sanguíneo, causando, assim, prejuízo na contração muscular.
c. Na regulação imediata, é feita ação de substâncias tamponantes como bicarbonato de sódio plasmático, proteínas e fosfatos intracelulares.
d. Para minimizar a chance de alteração mais grave do pH durante o exercício, deve-se adotar manobras expiratórias forçadas, minutos antes do início do exercício, para reduzir a pressão parcial do dióxido de carbono no sangue.
e. n.d.a.
Respostas
Resposta: OLÁ, BOM DIA ACADEMICOS DA UNIVAR, RESPOSTA: eu coloquei a letra B, pois o tamponamento é o que influencia em não alterar o PH. mas confere primeiro, espero ter ajudado, boa prova.
Explicação:
Se não ocorrer um tamponamento ácido lático nas células musculares o pH irá diminuir, produzindo acidose e o pH do sangue tenderá a diminuir também, causando prejuízos para todos os tecidos (alternativa B).
Todos os tecidos do nosso corpo possuem um pH ótimo, que é o nível de pH ideal para o trabalho celular. O sangue tem um pH ótimo próximo do neutro, já o estômago tem um pH ótimo bem mais ácido.
Quando o pH é alterado são os tamponantes que tentam equilibrar o pH novamente para que ele não varie muito e nem rapidamente.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/9839683