b)
Em grupos, construam um mapa conceitual com as principais mudanças políticas e econômicas do período de redemocratização até a proposta de implementação do Plano Real.
C) Vocês puderam ver que foram períodos de grandes mudanças no cenário político, econômi-
co e social e que, após o período da Ditadura Militar, o povo pôde escolher novamente seus
representantes. O que significou para a sociedade a volta do direito ao voto? Explique.
d)
Pesquise na Constituição Federal de 1988 o que foi estabelecido com relação ao direito de
voto e comente a importância disso para o exercício da cidadania. Estabeleça a relação
entre a questão do voto e o neoliberalismo.
e)
Pesquise e construa uma linha do tempo que contemple o fim da Ditadura Militar, quais
foram os presidentes que o Brasil teve até a atualidade, bem como quais foram suas principais medidas relacionadas, em especial, à economia.
Respostas
Resposta:
C) O Brasil passou por dois processos de abertura política e reorganização das instituições democráticas, esse período é chamado de redemocratização. O primeiro foi em 1945 após o governo de Getúlio Vargas, o segundo foi em 1964 após a Ditadura Militar. Essas épocas foram marcadas pela suspensão de alguns direitos.
Para a sociedade significou muito, pois depois de anos vivendo em um regime militar sem fazer a escolha de seu representante que viria a representar as suas escolhas. Depois do regime militar as pessoas tinham o direito de escolher o futuro do seu país.
significou: direito de expressão.
D) Na Constituição Federal de ’88, foi estabelecido que militares de baixa patente, e analfabetos poderiam votar a partir dali.
Antigamente, somente homens alfabetizados e que obtivessem o rendimento. mínimo de 100 mil réis mensais (17.500 reais para os curiosos) podiam votar, e as mulheres, em ’32 (somente as alfabetizadas).
E) O fim da ditadura militar no Brasil ocorreu em 1984, devido às intensas manifestações populares que eram realizadas por todo o território nacional, que exigiam as eleições diretas para presidente da República. Assim, Tancredo Neves foi eleito através do voto, mas nunca chegou a tomar posse.
A partir daí, vários foram os presidentes brasileiros, que fazem parte da Nova República. São eles: José Sarney (1985-1990), Fernando Collor (1990-1992), Itamar Franco (1992-1995), Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), Dilma Rousseff (2011-2016), Michel Temer (2016-2019) e Jair Bolsonaro (2019 até o momento).
Quanto à economia, o Brasil mudou por diversas vezes, sendo várias as atividades econômicas durante a história, como a agricultura, o escambo, a mineração, a pecuária, a exportação e o setor terciário.