Numa visão contemporânea sobre o Estado e conforme o pensador alemão Max Weber (1864-1920) podemos conceituar o Estado como: *
a) A instituição política que, dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando os membros da sociedade que nele vivem.
b) o Estado não é a fonte exclusiva do poder legítimo do uso da força e da coerção física sobre os indivíduos, na medida em que pode delegar poderes a grupos paramilitares armados, a exemplo de milícias e ou matadores de aluguel.
c) Estado tem o poder de julgar quem está com a razão, mas o uso da força e da violência é atributo dos indivíduos em sociedade, sendo uma forma de as pessoas resolverem suas disputas e conflitos individuais ou coletivos.
d) É um Leviatã invisível - monstro bíblico -, que a tudo governa e impera sobre todos os interesses individuais podendo impor a força para por ordem na sociedade.
e) Um ser conduzido por pessoas que estão acima das leis, pois são soberanas em suas decisões e não estão obrigadas a cumprir de instâncias supremas.
Respostas
Resposta: A
Explicação:
Política como vocação foi uma conferência proferida pelo economista e sociólogo alemão Max Weber a estudantes da Universidade de Munique.
O autor diz que o estado caracteriza-se pelo exercício do monopólio legítimo da violência sobre um determinado território.
Numa visão contemporânea, o Estado é visto como uma instituição política que exerce soberania nas esferas interna e externa (letra A).
Letra A: A instituição política que, dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando os membros da sociedade que nele vivem.
Isso ocorre porque o Estado é baseado em um espaço soberano em que a Esfera Política manifesta poder. Nesse sentido, o Estado é composto pelos Poderes Legislativo (que atua na criação de leis gerais) e Executivo (que atua no governo da coisa pública).
O Estado contemporâneo é composto pelos seguintes elementos:
- Povo - faz referência ao conjunto de etnias espalhadas dentro do território.
- Território - que representa um espaço de terra demarcado e reconhecido por organismos internacionais (como a ONU);
- Governo - que exerce soberania nas esferas interna e externa (internacional).
Aprenda mais sobre o tema Estado em:
https://brainly.com.br/tarefa/22781712
Acredite em seu potencial!