Respostas
O Pânico de 1873 foi uma grave depressão econômica de âmbito nacional que afetou os Estados Unidos da América até 1877. Foi desencadeada pela falência de uma financeira de Filadélfia, a Jay Cooke and Company, em 18 de Setembro de 1873, em conjunto com a dissolução, em 9 de Maio do mesmo ano, da Bolsa de Valores de Viena de Áustria. Foi uma de uma série de crises económicas do século XIX e início do século XX. Segundo Sombra Saraiva, a Grande Depressão também causou o estabelecimento de uma série de impostos ao redor do mundo, mesmo em período posterior, de prosperidade econômica (a partir de 1896).[1]
Resposta: A crise foi porque grande parte da população que ficou desempregada e com baixos salários parou de consumir mercadorias industrializadas, retraindo o mercado consumidor.
Explicação:
A concentração de capitais e a ascensão das grandes indústrias (dos monopólios) tornaram viável o aumento da produção industrial e da industrialização. Porém, o enriquecimento de poucos capitalistas industriais ocasionou o empobrecimento de grande parcela da classe trabalhadora.
Ex: Nos meios urbanos e nos meios rurais, nas fábricas e nos campos, as máquinas passaram a substituir a mão de obra humana. Consequentemente, o número de desempregados cresceu acentuadamente; e os salários dos trabalhadores diminuíram.