1. É possível afirmar que as religiões estão diretamente ligadas
ao terrorismo? Justifique.
2. Qual a relação entre o grupo terrorista Estado Islâmico e a religião islâmica? Justifique.
Respostas
Resposta:
Após os atentados em Paris e o ataque que matou 14 pessoas na Califórnia, em novembro de 2015, o grupo autodenominado Estado Islâmico causou temor no mundo todo, principalmente por suas declarações contra o Ocidente.
Nos últimos anos, o preconceito contra pessoas da religião muçulmana vem aumentando, sobretudo por parte de nacionalistas europeus, que também criticam o movimento de entrada de refugiados em seus países. A onda anti-islâmica já existe desde os ataques às torres gêmeas em 2001. Na semana seguinte aos ataques em Paris, o debate acirrou-se nos EUA, com a reação de políticos contra a entrada de refugiados muçulmanos no país.
Como o preconceito normalmente é fruto de sentimento hostil, como consequência da generalização feita sem exame crítico, esse artigo tem por objetivo demonstrar de que estas pessoas não são terroristas por serem muçulmanas.
1) Não, religiões não estão diretamente ligadas ao terrorismo.
2) O Estado Islâmico é um grupo terrorista que usa a religião de forma distorcida para suprir seus interesses. Eles dizem que estão seguindo o princípio do islamismo, mas NÃO ESTÃO.
A religião islâmica não prega o ódio, não prega o preconceito, não prega o terror.
Pessoas pregam ódio, preconceito, terror, independentemente de religião, nacionalidade, etnia.