um resumo sobre a obra Abaporu
Respostas
Olá!
Resposta:
Bem, a tela foi pintada por Tarsila do Amaral em janeiro de 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade, como um presente de aniversário.
Esta obra marca a fase antropofágica da pintora Tarsila de Amaral que ocorreu entre 1928 e 1930. É possível identificar traços característicos da artistas como a escolha de cores fortes, a inclusão de temas imaginários e a alteração da realidade.
A técnica que foi usada nessa pintura se chama Gigantismo. O homem em Abaporu representado transmite uma certa melancolia, porque o posicionamento da cabeça e expressão denotam algum tipo de tristeza ou depressão. Além disso, o pé grande também pode revelar uma forte conexão do ser humano com a terra.
O cacto na obra faz uma referência à vegetação de regiões secas, como é o caso da nordestina, e o sol simboliza a dura rotina do trabalhador rural.
Por outro lado, a pequena cabeça pode significar a falta de pensamento crítico, que se limita a trabalhar com força, sem pensar demais, sendo possivelmente uma grande crítica à sociedade daquela época.
Espero ter ajudado!