Desde muito cedo, a criança se aproxima do texto e vive intensamente aquilo que as histórias têm para lhe oferecer. Como um fotógrafo, ela recebe o reflexo da imagem da leitura, revela, segundo seu olhar, e a amplia com a sua bagagem e suas interpretações. Quanto maior for o número de leituras e "imagens fotografadas", maior será sua condição para desenvolver seu senso crítico e para reconhecer-se como leitor no mundo. A partir disso, seu desafio é criar uma atividade lúdica e criativa que envolva fotos de paisagens.
O objetivo desta atividade deve ser desafiar a imaginação de cada um, produzindo textos livres, por meio da leitura de imagens.
Respostas
Resposta:Material: fotos de paisagens.
Etapas da atividade:
1. Distribuir a foto de uma paisagem.
2. Pedir que os alunos a descrevam.
3. Colocar uma música bem suave.
4. Pedir que eles imaginem que algo está acontecendo nessa paisagem.
5. Perguntar, quando da descrição da cena: "você faz parte da história?". Em caso positivo, peça ao aluno para escolher o personagem que irá assumir.
6. Sugerir que a história seja inventada e escrita pelos estudantes ou, à medida que eles forem inventando, a história vai sendo copiada pelo mediador.
Sugestões:
• Este trabalho pode ser feito com toda a turma ou com alguns grupos.
• Outra opção é fazer com que essa história seja gravada à medida que vai sendo desenvolvida, transcrita após a gravação e, finalmente, organizada.
• O mediador pode sugerir que o trabalho seja apresentado em outras turmas, caso todas as turmas de uma mesma série o desenvolverem na mesma época. Assim, os alunos realizariam uma troca de experiências.
Explicação:
Etapas da atividade:
turmas, caso todas as turmas de uma mesma série o desenvolverem na mesma época. Assim, os alunos realizariam uma troca de experiências.