• Matéria: Geografia
  • Autor: ViviKkkkkj
  • Perguntado 3 anos atrás

4-Explique como o "massacre de Sowete" contribuiu para o fim do apartheid :

É pra hoje gente se puder por bem explicado vai ajudar kj S2

Respostas

respondido por: ysabellybs
1

Resposta:

MASSACRE DE SOWETO, ÁFRICA DO SUL, 1976

neste dia, em 16 de junho de 1976, tropas de choque dispararam suas armas automáticas contra estudantes que faziam uma manifestação pacífica. O número de mortos é controvertido: oficialmente foram 95, mas há estatísticas que apontam 170 e até 700.

O “apartheid”, na África do Sul, impunha o ensino pago aos negros em classes superlotadas e com professores desqualificados, enquanto a educação para os brancos era gratuita. Em 1975, o governo sul africano exigiu que o ensino nas escolas secundárias negras fosse feito em africâner, o idioma dos brancos, e não mais em inglês, a língua falada pelos negros. Para os estudantes negros a medida criava ainda mais dificuldades para o sucesso pois obrigava-os a serem fluentes em dois idiomas.

Em protesto à medida, os estudantes negros organizaram a manifestação pacífica que reuniu entre 15.000 e 20.000 jovens. Cantando, os estudantes marcharam por Soweto (subúrbio negro em Johanerburgo) em direção a um estádio aberto, onde fariam um comício. Foi quando foram massacrados pelas tropas de choque enviadas pelo governo sul-africano. Não existia balas de borracha, foram tiros a queima roupa.

Em memória desta data, a então OUA (Organização da Unidade Africana) instituiu, em 1991, o Dia da Criança Africana. Hector Pieterson, o garoto assassinado, se tornou símbolo do massacre.

Ta aí, bem explicado


ViviKkkkkj: obgda ❤️✨
Perguntas similares