explique as principais características do tráfico transatlântico de escravizados no contexto do período imperial (1822-1850)
Respostas
respondido por:
1
- A mão de obra escrava negra utilizada no continente americano estava intimamente associada ao tráfico negreiro intercontinental, no qual a “mercadoria humana” era em grande parte negociada nos portos africanos e enviada para os portos americanos nos porões de navios que cruzavam o oceano Atlântico em condições deploráveis.
- O tráfico de africanos realizado pelos portugueses, a princípio, atendia suas necessidades internas e de suas ilhas atlânticas.
- Os escravos eram conseguidos por traficantes que obtinham os prisioneiros comprando-os, caso fossem prisioneiros de guerra, ou por meio de emboscadas realizadas pelos próprios traficantes.
- Os africanos, após terem sido feitos prisioneiros, eram levados a pé até os portos onde seriam revendidos para os portugueses (ou outros europeus). Nesses portos, os africanos eram marcados com ferro quente para identificá-los de qual comerciante eram.
- Os navios negreiros, em geral, comportavam, em média, de 300 a 500 africanos que ficavam presos nos porões em uma viagem que se estendia durante semanas. A alimentação era escassa e era resumida a uma refeição por dia.
Espero que tenha ajudado! Bons Estudos!
jmrmmariaeduardafern:
obg ajudou muito
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás