Respostas
Resposta:Inicialmente, temos que a expansão marítima de Portugal é configurada a partir do ano de em 1500, quando o navegador Pedro Álvares Cabral anunciou que havia realizado descoberta das terras brasileiras.
Logo, mesmo alegando a descoberta nesse período histórico, é possível percebermos que alguns historiadores buscam sempre defender que tal descoberta foi realizada anteriormente por outros países, porém, alguns anos depois, com a ascensão do processo de expansão marítima de outras nações europeias e a decadência dos empreendimentos comercias portugueses no Oriente, as terras do Brasil foram o principal foco do mercantilismo português.
Com isso, podemos inferir que a burguesia portuguesa estava em busca da possibilidade de se livrar dos altos preços que estavam sendo cobrados por intermediários, tentando conseguir almejar maiores lucros, em que tentaram consolidar novas rotas marítimas que fizessem o contato direto com os comerciantes orientais. Dessa forma, patrocinados pelo interesse do infante Dom Henrique, vários navegadores, cartógrafos, cosmógrafos e homens do mar foram reunidos na região de Sagres, que se tornou um grande centro da tecnologia marítima da época.
Explicação: achei isso em um site