Evidentemente, toda a diversidade cultural que hoje é abordada na escola não ganhou seu espaço de maneira simples, pois muitos debates foram postos para uma reflexão mais aprofundada desse tema. Isso, além da institucionalização de políticas públicas que visassem garantir o respeito às diversas culturas, pois “[...] ensinar é diferente de instruir, pois instruir significa apenas dar informações sobre algo ou do que se deve fazer, por exemplo, uma receita, um manual de instrução entre outros.” (ANTUNES, 2014, p. 30). Fonte: ANTUNES, C. Professores e Professoras: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 9 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2014. Considerando a diversidade cultural do Brasil, avalie as afirmações a seguir: I. As diferenças culturais derivadas, entre outras coisas, das imigrações, são responsáveis por acirrados conflitos entre as regiões. II. Recentemente, a questão do respeito às diferenças vêm ganhando maior destaque, até nas redes sociais, em função da radicalização política. III. A globalização facilitou as comunicações, integrou os povos e está permitindo a construção de uma sociedade menos desigual. Assinale a alternativa que contém apenas as afirmações corretas: II, apenas. III, apenas. I e III. I e II. II e III.
Respostas
Resposta:
Apenas II e III
Explicação:
I- Devido as imigrações que existem aqui no País, geralmente essas pessoas vão para lugares menos favorecidos. O que proporciona que tenham vidas mais difíceis e então haja conflitos em tais regiões.
II- Sim, devido o avanço tecnológico e das mídias sociais, questões quanto a desigualdade e a diferença entre a população vem se tornando cada vez mais frequente.
De modo que há uma radicalização entre esses extremos.
Resposta:
II, apenas
Explicação:
O acirramento político tem favorecido o crescimento de posições radicais – e até sectárias – contra o respeito à diversidade e em defesa de determinados padrões morais ou estéticos. Não há acirrados conflitos entre as regiões brasileiras. Estudos mostram que a desigualdade tem aumentado no mundo, a despeito da maior facilidade de comunicação.