O que é a ludoterapia? De que modo a ludoterapia e a brincadeira se configuram como importantes elementos para o estudo das Teorias da clínica infantil?
Respostas
Resposta:
tratamento que se vale de jogos e divertimentos, até mesmo de competições esportivas, para aliviar angústias dos pacientes, sejam doentes mentais ou não.
A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem.
Explicação:
espero ter ajudado:)
Resposta:
De acordo com Pregnolato (2016), a ludoterapia é a psicoterapia adaptada para o tratamento infantil, através da qual a criança, brincando, projeta seu modo de ser. O objetivo dessa modalidade de análise é ajudar a criança, através da brincadeira, a expressar com maior facilidade os seus conflitos e dificuldades, ajudando-a na solução para que consiga uma melhor integração e adaptação social, tanto no âmbito da família como da sociedade em geral. O diálogo promovido através do brincar diferencia a criança do seu mundo concreto e a leva até a mais profunda imaginação e simbolismo. Nenhuma criança brinca por brincar. Nas brincadeiras e jogos, as crianças expressam o simbolismo daquilo que lhes é impedido de falar. Eis que o lúdico na psicoterapia infantil favorece vias de comunicação e abre caminhos para expressar o que a criança está sentindo. Na ludoterapia, a criança expressa suas fantasias e sentimentos, que possibilitam o extravasamento das energias positivas e negativas. Através do brincar, medo, angústia e desapego podem ser superados. Na perspectiva clínica, a técnica da ludoterapia e a brincadeira se configuram como tentativa de compreensão desse público na interação consigo mesmo e com o mundo, podendo utilizar as diferentes teorias enquanto pano de fundo para sustentarem os atendimentos.
Explicação:
Resposta esperada