A Eritroblastose fetal é uma anemia hemolítica fetal causada pela transferência transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais. Este processo está relacionado ao fator Rh das hemácias. Com base nisso, marque a alternativa que demonstra a condição relacionada ao fator RH para a ocorrência da eritroblastose fetal:
A-pai Rh+, mãe Rh+ e filho Rh+
B-pai Rh-, mãe Rh+ e filho Rh+
C-pai Rh-, mãe Rh- e filho Rh+
D-pai Rh+, mãe Rh- e filho Rh+
Respostas
Para a enfermidade em questão ocorrer, deve ocorrer a situação presente na alternativa D, sendo assim, ela é a que iremos marcar.
- Explicação :
A doença hemolítica do recém nascido (DHRN), também conhecida como eritroblastose fetal, ocorre devido a uma incompatibilidade sanguínea por parte da mãe com o feto.
- E por que ocorre essa incompatibilidade ?
Na superfície das nossas hemácias pode ou não existir uma proteína chamada de ''R'', pessoas que possuem essa proteína são consideradas Rh positivo (+), enquanto que pessoas que não possuem essa proteína são consideradas Rh negativo (-). Entretanto, quem não possui essa proteína nas hemácias, vai produzir anticorpos que vão circular no plasma sanguíneo, contra essa proteína. E é justamente isso que ocorre na DHRN, um feto possui Rh+ e a mãe possui Rh-. quando o sangue do feto que possui a proteína entra em contato com o sangue materno, anticorpos vão atacar as hemácias do feto, causando, portanto, a doença.
- Vamos analisar as alternativas :
A- pai Rh+, mãe Rh + e filho Rh+
Incorreto : Se a mãe possui Rh+, então ela não vai produzir anticorpos contra a proteína, logo, não irá ocorrer a doença;
B- pai Rh-, mãe Rh+ e filho Rh+
Falso : Se a mãe possui Rh+ então é 0% a probabilidade do feto desenvolver a doença
C- pai Rh-, mãe Rh- e filho Rh+
Impossível : Duas pessoas com Rh- (rr), não podem ter descendentes com Rh +, já que a presença da proteína é condicionada por um alelo dominante ''R'', ao passo que a ausência dessa proteína é condicionada por um alelo recessivo ''r''.
D- pai Rh+, mãe Rh- e filho Rh+
✔✔✔✔
Em suma, podemos concluir que para a eritroblastose fetal ocorrer, a mãe precisa ser Rh-, o pai precisa ser Rh+ e o filho deve possuir Rh+, e essas condições estão presentes na alternativa D.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/50989664
Bons estudos e espero ter ajudado :)