Respostas
Resposta:
1. Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado para que possa organizar a sociedade.
A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa "povo") e kratos (que significa "poder" ou "forma de governo")
2. A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.
3. a) A península Balcânica, ou Grécia Continental, era composta por férteis terras banhadas pelos mares Mediterrâneo ao sul, Egeu ao leste e Jônico, a oeste. A região era cercada por cadeias de montanhas, o que exerceu bastante influência na navegação marítima em todo o território.
b) Grécia Peninsular ou Peloponeso, como é mais conhecida, era marcada pelo rio Eurotas, que formava um vale cercado de montanhas. Havia uma grande presença de minerais e as terras eram férteis, o que impactava diretamente a economia dos seus habitantes
c) Situada ao longo do mar Egeu, a Grécia Insular tinha ilhas menores, como Delos, Lesbos e Rodes, e ilhas grandes, como Creta. As ilhas tinham características parecidas: forte presença de montanhas e diversos portos naturais.
4. O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.
5. sim, Escrever bem não se resume apenas à difusão de ideias. É também uma habilidade capaz de transmitir confiança. Um candidato com um português impecável, por exemplo, causa imediatamente uma boa impressão nos entrevistadores, obtendo uma grande vantagem perante seus concorrentes.
6. Democracia direta é uma forma de governo democrático onde a população tem o direito de participar diretamente das tomadas de decisões. No entanto, este é um modelo viável para sociedades pequenas, onde é possível uma deliberação entre todos os seus membros.