Respostas
Resposta:
Além da classificação em recursos renováveis e não renováveis, os bens da natureza são agrupados de acordo com seu tipo. Eles são classificados em quatro grupos: biológicos, hídricos, minerais e energéticos.
Recursos biológicos
Os biológicos são os recursos vegetais, como plantas, solo, flores e árvores. Estes bens são usados para muitas finalidades, como na indústria de extração de madeira, agricultura, construção, medicamentos e alimentação.
Também estão incluídos neste grupo os animais, utilizados principalmente como fonte de alimentação e em atividades de agropecuária. O consumo de carne e de leite são exemplos do uso de recursos biológicos animais.
Todos estes recursos formam a biodiversidade de um ecossistema e a conservação deles garante o equilíbrio e a preservação saudável dos ecossistemas.
Recursos hídricos
Os recursos hídricos são as águas de mares, rios, oceanos e lagos. Existem recursos hídricos superficiais, que estão nas camadas superiores da terra e recursos hídricos subterrâneos, que ficam em camadas mais profundas de difícil acesso.
Este tipo de recurso é usado para consumo e sobrevivência humana, aplicados em consumo doméstico, no abastecimento de indústrias e na realização de atividades rurais, como é o caso da irrigação de plantações.
A força produzida pelas águas também é usada como fonte geradora de energia em usinas hidrelétricas, que usam a força da água para gerar energia que é fornecida para cidades, regiões de agropecuária e indústrias.
Recursos minerais
O conjunto de recursos minerais é formado por pedras preciosas, rochas e minerais. São bens produzidos pela natureza, extraídos pelo homem para utilização como matéria-prima para diversos produtos ou como fonte energética.
São alguns exemplos: areia, argila, diamante, grafite, ouro, prata, carvão, entre outros. Estes recursos são usados na engenharia, no mercado de pedras preciosas, como fonte de energia, na indústria de produtos de saúde, entre outros.
A extração desse tipo de recurso deve ser feita de forma responsável e planejada, pois seu uso indiscriminado pode levar à escassez destes bens, aumento da poluição de ecossistemas e desequilíbrios ambientais.
Recursos energéticos
Já os recursos energéticos são todos os bens da natureza que podem ser usados como fonte de energia, sendo alguns renováveis e outros não renováveis.
O sol, o vento e as águas são exemplos de recursos renováveis usados para produzir energia. Petróleo e gás natural também são exemplos de fontes de energia, mas estes podem se esgotar conforme forem sendo usados.
Existe ainda a energia nuclear, produzida a partir de urânio. É uma forma de energia muito potente, que produz eletricidade através de um processo chamado de fissão nuclear.