A resenha pode ser definida como o relato que descreve um conteúdo de maneira minuciosa apresenta uma avaliação da obra e diz a quem se destina.
Respostas
Resposta:
Exatamente essas características que listou são algumas das características da do gênero textual resenha.
Explicação:
A Resenha é um gênero textual, que apresenta um caráter técnico sendo muito comum no meio acadêmico, o objetivo desse tipo de texto é analisar e descrever os principais aspectos de uma obra, com o intuito de facilitar a compreensão do conteúdo por outro leitor. O objeto de análise pode ser sobre um livro, um poema, um filme, um evento ou até mesmo uma música. Além disso, a resenha tem o objetivo de criar curiosidade no leitor a partir de uma análise crítica.
Existem dois tipos de resenha:
Descritiva: Visa fazer uma apreciação sobre um determinada obra, o objetivo e somente descrever informações contidas no texto original de maneira que o leitor consiga compreender o conteúdo presente no texto, com o propósito de ser somente informativa, não apresentando nenhum juízo de valor.
Crítica: A resenha crítica, apresenta um juízo de valor para o leitor sobre o conteúdo resenhado, podendo ser esse ponto de vista positivo ou negativo em relação ao conteúdo. Nesse tipo de texto, encontra-se algumas características argumentativas com o intuito de convencer alguém do ponto de vista abordado na resenha.
Características da Resenha:
- Descrição detalhada da obra analisada
- Resumo das ideias principais e informações contidas no texto-base da resenha
- Citações de terceiros para ilustrar o comentário (Ex: Segundo o crítico literário Octávio Paz, A imagem é um produto do Imaginário)
- Apresentação da opinião e impressões do autor da resenha sobre o texto
- Coesão e coerência (A coerência permite a organização das ideias de modo que a resenha obedeça a um sentido lógico entre todas as partes do texto. A coesão possibilita a ligação entre as partes do texto.)
Leia mais sobre resenha em:
https://brainly.com.br/tarefa/43378778
Espero ter ajudado
Bons Estudos.