• Matéria: Artes
  • Autor: ronaldoabreusantos62
  • Perguntado 3 anos atrás

Ajudaa porfavor :(
Texto:
Em um dos trabalhos mais emblemáticos do artista, chamado Tropicália, ele procurou integrar os sentidos: o público adentra espaços com chão de areia, água e pedras e, ao final, depara-se com um aparelho de TV ligado. Plantas e penetráveis também compõem o projeto.
Hélio Oiticica foi um artista fundamental para a arte brasileira. Além do que vimos neste bloco, ele desenvolveu muitas outras ações e obras que se tornaram referências para artistas do mundo todo. Além de escultor, pintor e artista performático, também era escritor e um pensador das artes. Oiticica não tinha medo de experimentar e inovar e não se contentava com uma forma de arte em que o público fosse apenas um observador passivo.
PARANGOLÉS
Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram de “uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão”.
O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multissensorial.
Em 1965, Hélio Oiticica viu uma espécie de construção improvisada por um mendigo feita de estacas de madeira, cordões e outros materiais. Em um pedaço de juta conseguiu ler a palavra “Parangolé”, com a qual passou a designar as obras que estava desenvolvendo naquele momento. ...
Os Parangolés pressupõem a transformação na concepção do artista, que deixa de ser o criador de objetos para a contemplação passiva e passa a ser um incentivador da criação pelo público. Ao mesmo tempo, propõem uma transformação no espectador, dado que a obra só acontece com sua participação.
A experiência do artista carioca Hélio Oiticica (1937-1980) em uma escola de samba foi tão impactante que toda sua produção artística a partir de então foi influenciada por ela. Os Parangolés são criações desenvolvidas por ele na década de 1960.
Em meio à comunidade da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). As peças, feitas de tecidos e outros materiais com diferentes texturas, tamanhos e cores, podem ser capas, estandartes ou bandeiras e convidam o público a carregá-las ou vesti-las, tornando-se, assim, a própria obra de arte.
O movimento, a cor, o ritmo e a liberdade, próprios da festa do Carnaval, estão presentes na obra, mas o Parangolé não é uma fantasia que o público usa para fingir ser outra pessoa, pelo contrário: para o artista, público e Parangolé, juntos, são a obra.

(EF69AR31) (EF69AR32) (EF69AR34) O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multissensorial.De acordo com o texto sobre os “Parangolés”, escreva qual manifestação popular influenciou o trabalho de Hélio Oiticica? *

Respostas

respondido por: taniaalvescorrea
2

Resposta:

Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960.

Explicação:


taniaalvescorrea: eu acho q é isso
ronaldoabreusantos62: Eu já respondi mais Muito obrigada pela ajuda "
Perguntas similares