Um pescador tem 80% de chance de conseguir pescar algum peixe se não chover, e 30%, se chover. Suponha que, em determinado dia, a chance de chover é de 40%.
a) Qual é a chance de o pescador não pescar nenhum peixe?
b) Sabendo que o pescador não pescou nenhum peixe, qual é a chance de ter chovido?
Respostas
a)
Sob chuva, o pescador tem 30% de chances de pegar um peixe, logo restam 70% de chances de não pegar nesta condição climática. Já sem chuva, suas chances de pesca sobem para 80%, restando 20% de não pescar.
Da mesma forma, se há 40% de chances de chover neste dia, há 60% de não chover.
O pescador pode não pescar sob as duas condições climáticas, chovendo ou não chovendo, portanto ocorreu uma das duas situações descritas abaixo
--> Choveu e o pescador não pescou [Evento A]
--> Não choveu e o pescador não pescou [Evento B]
As probabilidades de ocorrência dessas situações são calculadas em seguida.
Somando, temos a probabilidade de o pescador não ter pescado nenhum peixe:
b)
Nesta nova situação, temos certeza que não foi pescado nenhum peixe, ou seja, o evento suposto do item anterior (a) representa o espaço amostral desta nova situação.
Queremos saber então que fatia, a que porcentagem desse espaço amostral equivale a situação de não ter pescado nada sob chuva.
Poderíamos ainda ter utilizado uma regra de três, como dissemos que a situação do item (a) representava o espaço amostral, isto é, 100% das situações possíveis, queremos saber a porcentagem equivalente da ocorrência de não ter pescado e ter chovido: