O que é educação inclusiva? O que é educação especial? Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos com deficiência e de altas habilidades/superdotados no cotidiano escolar?
Respostas
Resposta:
A educação inclusiva é uma concepção de ensino cujo objetivo é garantir o direito de todos à educação. Conheça os princípios para colocá-la em prática.
A educação inclusiva é uma concepção de ensino cujo objetivo é garantir o direito de todos à educação. Conheça os princípios para colocá-la em prática.
As atividades lúdicas mostram a gravidade deste mecanismo como uma base pedagógica para o ensino e de aprendizagem, com a perspectiva de execução em sala de aula, ficando provado que o jogo estimula o interesse, a motivação e o envolvimento do integrante com a atividade, interações positivas nas relações interpessoais. O jogo deve ser visto como um meio pedagógico indispensável, mas o professor inclusivo deve fazer uso de uma metodologia não padronizada com diversos recursos inovadores. Seu trabalha o será produtivo sendo que realizado em grupo, buscando coletivamente resultados e caminhos pedagógicos.
O aprendizado das crianças com necessidades especiais é de fundamental importância para o seu desenvolvimento social, cultural, cognitivo e emocional. Portanto, cabe ao educador fazer uso de metodologias e práticas que favoreçam a desenvolver suas habilidades, respeitando às limitações de cada criança para que de fato ocorra o ensino-aprendizado das mesmas.
Diante do que foi estudado e analisado, compreendemos que os profissionais da educação têm que fazer uso da questão de planejar e utilizar metodologias de maneira que atenda às necessidades de ensino e aprendizagem das crianças que apresentam alguma necessidade diferenciada. Procurando sempre diversas alternativas para trabalhar com o desenvolvimento da aprendizagem de todas as crianças. Assim, irá contribuir com a instituição escolar na evolução e nas transformações escolares, mesmo que seja pouco, mas já é um grande passo para que a inclusão escolar aconteça de fato.
Explicação:
O ensino inclusivo não pode ser confundido com educação especial: diferentemente do ensino inclusivo, a educação especial se mostra em uma grande variedade de formas que incluem escolas especiais, unidades pequenas e a integração das crianças com apoio especializado.
Para que isso seja possível, a escola precisa reconhecer os próprios desafios e encontrar estratégias pedagógicas para que práticas discriminatórias sejam superadas por meio de um sistema educacional inclusivo ― o que gerará alterações na organização estrutural e cultural do ambiente escolar.
Mais que adequar espaços às necessidades de cada aluno portador de deficiência, o projeto pedagógico inclusivo deve garantir sua integração como cidadão e proporcionar oportunidades iguais. Isso significa que toda a escola precisa estar preparada para essas mudanças de paradigmas e oferecer aos professores e funcionários segurança e respaldo para lidar com tal realidade.
Por isso, a escola precisa considerar as necessidades individuais e adaptar sua estrutura, de acordo com as limitações motoras ou mentais de cada indivíduo, respeitando seu ritmo de aprendizado, estado emocional e condições gerais para o aprendizado.
Educação Inclusiva na Educação Especial
Educação Inclusiva refere-se à modalidade educativa associada à busca pela inclusão, em se tratando de pessoas com necessidades especiais, dentro de uma cultura que preze pelo respeito às diferenças.
A Educação Inclusiva está dentro da Política Nacional de Educação Especial, sendo uma de suas modalidades, na busca de efetivar a inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Uma destas modalidades se refere a inclusão de alunos com deficiência e de altas habilidades/superdotados, os quais exigem cuidados específicos, assim como um entendimento de suas necessidades, para serem inseridos no ensino regular.
Mais sobre educação inclusiva em: brainly.com.br/tarefa/24221884