Tendo como base sua experiência profissional e o conteúdo sobre protagonismo infantil disponibilizado neste tópico, discorra sobre as seguintes questões:
a
Como ocorre o estímulo ao protagonismo da criança diante do seu aprendizado na escola em que você atua?
b
Quais limitações e potencialidades você observa para a promoção e efetivação de ações que promovam o protagonismo da criança desde as classes de berçário na escola em que você atua?
Respostas
Resposta:
a. O estímulo ao protagonismo da criança em atividades de aprendizado, é reconhecido pedagogicamente como autonomia
b. A promoção e efetivação de ações , direcionadas para crianças que se encontram sujeitas ao processo educativo desde o berçário, está pautada no reconhecimento das suas demandas, a fim de se obter melhores experiências pedagógicas.
Para que se efetive o protagonismo das crianças e bebês, é preciso reconhecer suas demandas, de forma a atrair o interesse dos mesmos sobre o ensino, além de criar um espaço lúdico e pedagógico.
Explicação:
O protagonismo infantil
O espaço para o protagonismo infantil é essencial para o desenvolvimento dos educandos. O aluno é o centro do sistema educacional, sendo que tudo que é planejado é voltado para ele.
Ser protagonista requer indicar o caminho, planejar, executar e desenvolver as tarefas de modo que o professor seja o mentor, o motivador para ação.
Como promover o protagonismo infantil
O protagonismo infantil pode ser incentivado através:
- da prática de projetos;
- da resolução de problemas;
- do desenvolvimento da criatividade;
- do uso da tecnologia.
Hoje em dia se fala muito em metodologias ativas. As mesmas são técnicas, recursos utilizados para motivar ação, por isso leva o nome que tem. São formas de aprender sendo ativo.
Observações a respeito do protagonismo infantil
O principal problema encontrado nas escolas, em relação à prática do protagonismo infantil, infelizmente, são os professores. Afinal de contas quem motiva o protagonismo infantil, que planeja a aula e orienta a mesma são os professores.
Os profissionais da educação possuem uma responsabilidade absurda, pois eles gerenciam todo o conhecimento, sendo que não é a direção que vai cumprir a ação, mas os professores.
Muitas vezes o profissional não sabe lidar com o protagonismo do aluno, pois é algo novo. Até pouco tempo atrás o professor era o centro, sendo que com as mudanças grandiosas que vem surgindo esses profissionais precisam de preparo.
Saiba mais sobre o protagonismo infantil na educação: https://brainly.com.br/tarefa/11629282