Gente, alguém bom em química pode me ajudar? Quem puder me ajudar agradeço.
Fale sobre ligações químicas (iônica, covalente, covalente dativa e metálica).
Respostas
Resposta:
Ligação Iônica: Ligação que acontece quando a diferença de eletronegatividade entre os átomos participantes é igual ou maior que 1,70. Nesse caso, os elétrons estão dão deslocalizados na direção do átomo mais eletronegativo, que o outro átomo adquire carga positiva. Quando essa ligação é desfeita, sobram cátions e ânions.
Ligações Metálicas: Ligações nas quais os elétrons estão relativamente livres para moverem-se através da estrutura tridimensional. Acontece somente em ligas metálicas. Podemos entender essas ligação como um “mar de elétrons”, onde os elétrons da camada de valência estão completamente livres na substância, e circulam entre os átomos metálicos. Por esse grau de liberdade, os metais são tão bons condutores de corrente elétrica.
Ligação Covalente: Ligação formada entre dois ou mais átomos através de compartilhamento e elétrons. Acontecem com átomos com diferença de eletronegatividade nula ou pouco acentuada. Podem ser apolares ou polares, de acordo com essa diferença.
Ligação Covalente Apolar: Ligação covalente na qual os elétrons são compartilhados igualmente entre dois átomos. Ligação que ocorre entre dois átomos do mesmo elemento. Fazendo a diferença entre os valores de eletronegatividade ente os átomos, chegamos a 0.
Ligação Covalente Polar: Ligação entre dois átomos diferentes, que consequentemente, têm eletronegatividades diferentes. A diferença de eletronegatividade entre os átomos nesta ligação precisa estar entre 0 e 1,69.
Existem casos especiais de ligações covalentes em que o par de elétrons compartilhados é proveniente apenas de um dos átomos que já está estável. Antigamente, esse tipo de ligação covalente era chamado de DATIVA, hoje ela é mais comumente denominada de coordenada.