Trabalhar em home office se tornou uma alternativa para muitas pessoas por conta da pandemia de Covid-19. Esses profissionais, no entanto, precisam ter cuidados redobrados com a segurança online. Departamentos de TI de grandes companhias costumam tomar medidas sérias para evitar vazamento de informações corporativas, mas pequenas empresas e profissionais liberais também devem se precaver ao adotar o trabalho remoto. Veja, a seguir, dez dicas para home office que vão ajudar a incrementar a segurança dos seus dados durante o período de trabalho em casa em tempos de coronavírus.
1. Altere e proteja suas senhas
É preciso partir do pressuposto que a rede doméstica é menos segura do que a corporativa. A recomendação de empresas de segurança como ESET e Panda Security é adotar senhas fortes e ativar a verificação em duas etapas em todos os serviços online. Troque senhas fracas ou muito antigas por sequências de 12 dígitos mesclando números, letras e símbolos. Especialistas também indicam que frases longas podem surtir ainda mais efeito contra eventuais tentativas de invasão.
2. Instale um bom antivírus
É imprescindível fazer uma varredura com um bom antivírus no computador antes de começar a trabalhar, especialmente se a máquina for pessoal.
5. Atualize computador e aplicativos
Antes de começar a trabalhar em casa, também é importante atualizar todos os equipamentos e programas para garantir os pacotes mais recentes de segurança. No Windows 10, a recomendação é deixar o Windows Update no automático e instalar todos os itens disponíveis para download. Atualize também sobretudo o navegador e o Office, que costuma sempre ter muitos updates pendentes na versão para Mac.
8. Faça backups constantes na nuvem
A maneira mais simples de evitar perder trabalhos é salvar tudo na nuvem constantemente. Se a empresa não tiver uma solução própria, é possível usar serviços gratuitos ou com mensalidade baixa para manter seus documentos sempre salvos online. O OneDrive é a ferramenta mais conveniente para usuários de Windows 10: em vez de guardar os arquivos na pasta comum de documentos, basta salvar tudo no diretório de mesmo nome dentro do OneDrive no Windows Explorer.
O texto de Alves apresenta dicas importantes para o trabalho em home office que podem ser incorporadas no uso cotidiano do computador. Com base no fragmento de texto apresentado avalie as seguintes afirmações:
I. O uso de senhas muito longas deve ser evitado por serem muito difíceis de serem lembradas e podem colocar em risco o acesso à sites e aplicativos.
II. Um dos primeiros passos antes de começar a trabalhar é fazer uma varredura no computador com um bom antivírus.
III. A atualização dos programas (aplicativos) é importante para se ter versões mais seguras.
IV. Deve-se salvar os trabalhos na nuvem como forma de evitar a perda ocasionada por alguma falha.
V. O uso de computadores pessoais é desaconselhado por não ter a supervisão e controle da empresa.
É correto apenas o que afirma em:
Escolha uma opção:
a.
III, IV e V.
b.
IV e V.
c.
I, III e V.
d.
I e II.
e.
II, III e IV.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
II,III e IV
Explicação:
De acordo com texto, atualizações são necessárias, usar um bom antivirus, e o backup em nuvem.
Ao contrário disso, o texto não fala nada sobre o uso de computadores pessoais, e diz para usarmos senhas longas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás