A ficção machadiana tem como particularidade a presença de diálogo constante com o leitor, o que pode ser verificado no fragmento que segue: [...] Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem [...] ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial. p. 172 (fragmento) Essa forma de escrita de Machado de Assis sinaliza uma característica importante que está presente na (10 Pontos) a) poética simbolista. b) prosa modernista. c) prosa romântica. d) prosa realista.
Respostas
respondido por:
3
A ficção na obra "Memórias póstumas de Brás Cubas" do autor Machado de Assis tem como característica predominante a prosa realista, como esta do trecho. Sendo assim, o item D está correto.
Dentre as características do Realismo, estão presentes alguns pontos de vista diferentes acerca das relações entre os seres humanos, com uma pegada mais objetiva e realista.
O Realismo serviu como uma manifestação opositora em relação à ótica do Romantismo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás