• Matéria: Saúde
  • Autor: carolvivaldini
  • Perguntado 3 anos atrás

As espécies do gênero Leishmania são protozoários digenéticos ou dimórficos, de forma livre flageladas ou formas intracelulares (REY, 2008). No seu ciclo de vida se apresentam de duas formas morfológicas, sendo elas: Esporozoíto e cisto. Trofozoíto e cisto. Amastigota e promastigota. Pré-cisto e cisto. Metacisto e trofozoíto

Respostas

respondido por: arlenegoliveira
1

Resposta:

LETRA E : AMASTIGOTA E PROMASTIGOTA

Explicação:

Os Parasitas do gênero Leishmania são digenéticos (heteroxenos) e apresentam em seu ciclo de vida apenas duas formas evolutivas: a forma promastigota, que é flagelada e extracelular, e a forma amastigota, que é intracelular e sem movimentos. As promastigotas apresentam corpo alongado, medindo entre 14 e 20mm e flagelo livre. As amastigotas têm corpo ovóide, medindo entre 2,1 e 3,2mm e flagelo interno (Pêssoa & Martins, 1982)

respondido por: gomessd
0

As espécies do gênero Leishmania apresentam duas formas morfológicas: Amastigota e Promastigota.

A forma promastigota é extracelular, tem como característica um corpo alongado e flagelo livre. Possui entre 14 e 20mm.

Já a forma amastigota não se movimenta e é intracelular. Tem formato mais ova, possui flagelo interno e é bem menor que a forma promastigota, medindo entre 2,1 e 3,2mm.

As leishmanioses são protozoários parasitas que possuem um ciclo de vida heteroxênico. Geralmente infectam o ser humano através da picada de mosquitos flebotomíneos, conhecido popularmente como mosquito-palha.

Você pode aprender mais sobre protozoários aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/18211648

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares