O CPC 00 apresenta os princípios que devem ser considerados ao elaborar as informações, denominados características qualitativas da informação contábil-financeira útil, e que são divididos em dois grupos, que são: características fundamentais e de melhoria. Adaptado de: CARVALHO, Eduardo Carmo. et al. Teoria da contabilidade e ética profissional. Maringá: Unicesumar, 2020. Em relação as características de melhoria, avalia as afirmativas a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para as falsas. I. Comparabilidade: é a característica que permite que os usuários identifiquem e compreendam as similaridades dos itens e as diferenças entre eles. II. Verificabilidade: a verificação pode ser unicamente de modo direto. Assim, significa checar os dados de entrada do modelo, da fórmula ou de outra técnica e recalcular os resultados obtidos. III. Tempestividade: representa a disponibilidade das informações em tempo hábil para influenciar as decisões dos usuários da informação. IV. Compreensibilidade: a informação torna-se compreensível quando é classificada, caraterizada e apresentada com clareza e concisão. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
respondido por:
4
Considerando as características de melhoria, temos que as afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: V, F, V, V.
I. Verdadeira. A característica da comparabilidade possibilita que ocorra a identificação e compreensão das similaridades dos itens por parte dos usuários.
II. Falsa. A verificabilidade pode ocorrer de forma direta ou indireta envolvendo a checagem dos dados de entrada do modelo.
III. Verdadeira. A tempestividade corresponde à oferta de informações que possibilitam a tomada de decisões dos usuários de tais informações.
IV. Verdadeira. A compreensibilidade é a característica que permite o entendimento da informação a partir da sua classificação, caraterização e apresentação.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás