Dalton Paula nasceu em 1982 em Brasília/DF; e mora e trabalha em Goiânia/GO, é bacharel em Artes Visuais e discute o corpo silenciado no meio urbano em suas obras. Na foto-performance intitulada de Coffee Black (60x450 cm | Foto: Heloá Fernandes | 2012), Dalton Paula faz uso de elementos próprios do ritual de café da manhã: café preto e tapioca. Enquanto vai jogando o café sobre a cabeça, a tapioca vai se tingindo lentamente, aproximando-se do tom da pele do artista.
Quais questionamentos acerca de raça e ancestralidade surgem a partir da obra? Você acredita que o artista fez a foto-performance na intenção de debater esses temas?
Respostas
respondido por:
0
Os elementos de ancestralidade presentes na obra se apresentam a partir do café que é um elemento básico junto das texturas para representar a ancestralidade, carregando referências que se adaptam ao quadro, quando o ritual de café preto é feito e a tapioca se tinge chegando até o tom de pele do artista que é retinto.
Vale notar que o conceito de arte africana possui uma complexidade alta de elementos no que tange seus rituais e a forma como o povo se relaciona. Dentre seus elementos principais, podemos destacar a expressividade a religião, as estátuas, as máscaras como ornamentações representando as entidades.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás