• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nolascoyuiii3333
  • Perguntado 3 anos atrás

Em relação à educação do campo, é pertinente ressaltar que a concepção de educação que vem sendo empregada pela cultura dominante e elitista, não tem favorecido satisfatoriamente para combater o analfabetismo, elevar a escolaridade dos sujeitos, sua cultura e seu padrão de vida. Há ainda insatisfação, ocasionada pelo acesso tardio a escola que na maioria das vezes, nas regiões mais pobres do Brasil, são oferecidas sem condições de oportunizar saberes para a criança, o adolescente, os jovens e adultos devido à precariedade de investimentos dessa política pública. Relacione o que cada autor defende sobre a educação no campo e assinale a alternativa correta. I- Com uma concepção de sociedade elitista e classista, se refere a uma educação que deveria ser diferente para as classes sociais II- O paradigma de produção capitalista permite maior exploração entre as pessoas, causa a marginalização do trabalhador do campo e, a mão de obra humana na fábrica ou no latifúndio, transforma-se numa mercadoria a serviço da burguesia, do capitalismo que também se articula pelo processo educativo III- critica a sociedade brasileira por não oportunizar políticas públicas de educação para as populações do campo I- Durkhein, II- Marx, III- Arroio I- Marx, II- Arroio, III- Durkhein I- Durkhein, II- Arroio, III- Marx I- Arroio, II- Durkhein, III- Marx.

Respostas

respondido por: Pensamentopositivo
12

Resposta:I- Durkhein, II- Marx, III- Arroio

Explicação:

respondido por: BrenoSousaOliveira
0

As diferentes concepções a respeito da educação estão relacionadas ao modo como ela influencia a vida dos homens, principalmente em relação as partes menos favorecidas. Por isso a alternativa correta é: I- Durkheim, II- Marx e III- Arroio.

Concepções a respeito da educação

Durkheim acreditava que a educação deveria ser adaptada ao indivíduo, sem noções pré-concebidas de "classe". Ele argumentou que a educação deveria ajudar os indivíduos a atingir seu potencial independentemente de sua condição social.

Enquanto isso, para Karl Marx a educação é de suma importância. Ele teorizou que a educação pode ajudar a capacitar a classe trabalhadora, fornecendo-lhes os conhecimentos necessários para reconhecer a natureza exploradora do capitalismo.

A educação também pode ajudar a fornecer à classe trabalhadora uma alternativa ao sistema capitalista, como o socialismo ou o comunismo.

Finalmente, Arroio tece uma crítica das atuais políticas educacionais do Brasil, e descobre que existe uma lacuna significativa entre o acesso educacional oferecido às pessoas das áreas rurais e os das áreas urbanas.

Apesar do compromisso do governo em prover educação para todos, Arroio aponta que a falta de políticas públicas de educação projetadas especificamente para as populações rurais as tem deixado sem o mesmo acesso à educação e aos recursos.

Mais questão sobre Karl Marx e Durkheim: https://brainly.com.br/tarefa/7036427

https://brainly.com.br/tarefa/20993308

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares