• Matéria: Biologia
  • Autor: camilagomes2394
  • Perguntado 3 anos atrás

Caso I: Indivíduo, do sexo masculino, com desenvolvimento de caracteres sexuais secundários femininos, ginecomastia, criptorquidia e altura maior que os correlatos. Pelo simples teste de observação do núcleo celular do bulbo capilar dessa criança pôde-se verificar a presença de corpúsculo de Barr em todos os núcleos interfásicos das células coletadas. Pelo cariótipo pode-se determinar o diagnóstico do indivíduo.

Caso II: Indivíduo, do sexo masculino, apresenta estatura alta, anormalidades esqueléticas, déficit cognitivo e comportamento agressivo e antissocial. Ao teste de bulbo capilar não houve a presença de corpúsculo de Barr. No entanto, ao exame de cariotipagem, foi constatada a presença de uma dada síndrome, relacionada aos cromossomos sexuais.

Esses dois casos chamaram a atenção desse profissional, já que ambos eram do sexo masculino, e o segundo, havia sido preso por assassinato e julgado como um paciente com anormalidades mentais, baseado na confirmação do exame de cariótipo.


Diante de todos estes fatos, você já parou para pensar como o cariótipo pode se relacionar com as características genotípicas e fenotípicas de um indivíduo?

ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ATIVIDADE?
Imagine que você é o profissional que analisou o cariótipo desses indivíduos. Você deverá identificar os possíveis cariótipos dos dois casos, fazendo a relação dos sinais e sintomas com os resultados da cariotipagem, aplicando o aprendizado que houve na disciplina.

Para isso, iremos orientá-lo(a) seguindo alguns passos. Assim atingiremos nosso objetivo. Siga estes passos e você terá a oportunidade de fazer um trajeto imersivo, sentindo-se um profissional de saúde capaz de impactar positivamente a comunidade.

DESENVOLVENDO O TRABALHO
1 – CITE os possíveis cariótipos de cada um dos dois indivíduos.
Inicialmente, você deverá pesquisar e estudar sobre os cromossomos, herança genética e cariótipo. Após ter adquirido o conhecimento, irá determinar os cariótipos dos indivíduos dos casos I e II, levando em consideração as características fenotípicas descritas na contextualização desta atividade. Coloque na sua atividade o cariótipo de acordo com a notação aprendida em suas aulas (Como exemplo, o cariótipo normal do sexo masculino é 46 XY).

2 - RELACIONE os sinais e sintomas com base nos resultados da cariotipagem e JUSTIFIQUE o motivo do aparecimento do corpúsculo de Barr na primeira situação e a ausência na segunda.
Nessa etapa você precisa relacionar os sinais e sintomas apresentados para os dois casos com o resultado da cariotipagem e justificar a presença corpúsculos de Barr nas células do individuo I (Caso I) e sua ausência no indivíduo II (Caso II).

3 - DESCREVA outros sinais e sintomas compatíveis com cada um dos diagnósticos (Caso I e II).
Você precisará identificar outros sinais que são compatíveis com diagnóstico firmado em ambos casos. Desta forma, de posse deste conhecimento adicional, poderá estar preparado para a fazer um aconselhamento adequado ao paciente, o próximo passo de nossa atividade.

4 - Considerando os sinais e sintomas e as consequências da sintomatologia destas síndromes, DESENVOLVA um protocolo de aconselhamento para cada um dos indivíduos (Caso I e II).
Uma das funções dos profissionais de saúde é o aconselhamento de indivíduos que possuam qualquer tipo de síndrome ou doença. Nesta etapa você deverá criar um protocolo para o aconselhamento dos pacientes das síndromes apresentadas nos casos I e II. Este protocolo deve conter informações relevantes que impactem na qualidade de vida, conforto e longevidade dos indivíduos.


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: gresoskifabiane
5

CASO I  

   A síndrome de Klinefelter, e o seu cariótipo 47, XXY.

CASO II

Síndrome 47,XYY (síndrome do super macho)


gresoskifabiane: Portadores da síndrome 47 xyy podem ter filhos e essa síndrome não é hereditária. Já a de Klinefelter os portadores são inférteis.
gresoskifabiane: os sintomas e características tem na pag 173 e 174 do caso I... o Caso II tem no podcast na pag 176
fontanapriscila01: Primeiro caso: cariotipo 47, XXY sindrome de Klinefelter
fontanapriscila01: segundo caso: cariotipo 47, XYY, síndrome de 47XYY ou síndrome de Jacobs, também designada como trissomia XYY, aneuploidia 47, XYY ou síndrome do super macho.
fontanapriscila01: já já posto mais, so vou terminar o meu =)
fernandaeidylais: alguém sabe a última pergunta?
luciagomes2772: também estou precisando da última
pana23819: alguém sabe ?
pana23819: @fontanapriscila01 manda o restante?
pana23819: gente socorro
respondido por: analiviarodox8yfz
16

1- Cariótipos

Cariótipo possível para o caso 1: 47, XXY (Síndrome de Klinefelter)

Cariótipo possível para o caso 2: 47, XYY (Síndrome de Jacobs)

Como ambos são do sexo masculino o cariótipo correto seria: 46, XY

2- Sintomas das síndromes

Sintomas do caso 1

São compatíveis com a Síndrome de Klinefelter: indivíduo do sexo masculino com desenvolvimento de características sexuais secundárias femininas, ginecomastia, apresentar o corpúsculo de Barr nas células.

O corpúsculo de Barr é encontrado em indivíduos com dois X (sexo feminino: 46, XX) e representa um X inativado.

Como na Síndrome de Klinefelter o homem tem dois X, um deles possui o corpúsculo de Barr.

Sintomas do caso 2

O homem apresenta comportamento agressivo e antissocial, presente em indivíduos com dois cromossomos Y no cariótipo.

Como eles só apresentam um cromossomo X, não possuem corpúsculo de Barr.

3- Mais sobre as Síndromes

Outros sinais e sintomas da Síndrome de Klinefelter (caso 1):

  • Testosterona baixa;
  • Poucos pelos;
  • Pouca ou nenhuma produção de esperma.

Outros sinais e sintomas da Síndrome de Jacobs (caso2):

  • Hiperatividade;
  • Baixa estatura;
  • Déficit de atenção.

4- Protocolos para os casos

Protocolo de aconselhamento caso 1:

Reposição de testosterona por injeção ou adesivos que liberam o hormônio.

Protocolo de aconselhamento caso 2:

Tratamento dos sintomas e acompanhamento médico desde a infância para garantir uma melhor qualidade de vida.

Leia mais sobre síndromes genéticas em: https://brainly.com.br/tarefa/24365535

Anexos:
Perguntas similares