A colocação pronominal obedece a regras distintas.Assinale a alternativa que encontra Incorreta em relação a essa regras
Respostas
Sobre as colocações pronominais, a única alternativa incorreta sobre os conceitos de próclise e ênclise está na letra A.
Em: "Espero
que se resolvam-se todos os problemas" é um dos exemplos e casos em que o padrão da Língua Portuguesa está incorreto, em relação à colocação pronominal.
A colocação pronominal é referente aos pronomes pessoais oblíquos que acompanham os verbos. Estes pronomes são:
Me
Te
Se
O(s)
A(s)
Lhe(s)
Nos
Vos.
Quando o pronome estiver antes do verbo na oração, será nomeado como próclise.
Quando o pronome estiver depois do verbo na oração, é conhecido como ênclise
ESPERO TER AJDD!!
-MARCA COMO MLHR RESPOSTA? PLISSS
Resposta:
Os pronomes pessoais oblíquos átonos podem ser posicionados antes, depois e no meio do verbo.
Os pronomes pessoais oblíquos átonos podem ser posicionados antes, depois e no meio do verbo.
O pronome pessoal é do caso reto quando tem função de sujeito na frase. O pronome pessoal é do caso oblíquo quando desempenha função de complemento. Vamos entender, primeiramente, como o pronome pessoal surge na frase e que função exerce. Observe as orações:
1. Eu não sei essa matéria, mas ele irá me ajudar.
2. Maria foi embora para casa, pois não sabia se devia ajudá-lo.
Na primeira oração, os pronomes pessoais “eu” e “ele” exercem função de sujeito, logo, são pertencentes ao caso reto. Já na segunda oração, observamos o pronome “lhe” exercendo função de complemento, e consequentemente é do caso oblíquo.
Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso, assim, o pronome oblíquo “lhe”, da segunda oração, aponta para a segunda pessoa do singular (tu/você): Maria não sabia se devia ajudar.... Ajudar quem? Você (lhe).
Importante: Em observação à segunda oração, o emprego do pronome oblíquo "lhe" é justificado antes do verbo intransitivo "ajudar" porque o pronome oblíquo pode estar antes, depois ou entre locução verbal, caso o verbo principal (no caso "ajudar ") estiver no infinitivo ou gerúndio.