“Fundamental ao estudo da hermenêutica, como a qualquer disciplina acadêmica, é a questão da epistemologia.” Para o homem ocidental duas formas de conhecimento são axiomáticas: a experiência sensorial e a razão. Não só para a ortodoxia, mas também para o pietismo e neo-ortodoxia, o resultado é uma dicotomia perene entre fé e razão. Ele resume as consequências deste problema epistemológico com estas palavras: “A consequência para a hermenêutica tem sido em alguns setores um racionalismo destrutivo (neo-ortodoxia), em outros, uma intransigência dogmática (ortodoxia), e ainda em outros, um misticismo não-racional (pietismo).”
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Tento como base os conceitos da hermenêutica pentecostal, avalie as afirmativas.
I. O pressuposto de uma hermenêutica equilibrada ocorre no relacionamento entre a fenomenologia empírica e racionalidade coerente.
II. A epistemologia pneumática reconcilia a fé e a razão.
III. Não existe hermeneuta verdadeiro sem que haja o mediador Espírito Santo.
IV. Na hermenêutica pentecostal não importa se os fatos são reais ou mitológicos, o importante é o resultado que os eventos promovem no crente.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
I e III.
Alternativa 3:
I, II e III.
Alternativa 4:
I, III e IV.
Alternativa 5:
II, III e IV.
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4 eu acho que é esse ei viu
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