Você resolveu fazer uma dieta de restrição zero de carboidratos, composta apenas de lipídeos e rica em proteínas. Estava super feliz, pois em uma semana perdeu bastante peso. Entretanto, começou a sentir tonturas, enjoo, perda de memória, desanimo e o ritmo da perda de peso diminuiu, parecendo até que voltou a engordar. Ao procurar o médico este relatou que sua dieta estava totalmente errada e que você estava sofrendo os efeitos colaterais dela. Baseado no relato acima aponte as vias bioquímicas que se encontram ATIVADAS no seu organismo após a introdução da dieta e o motivo dos efeitos colaterais que você estava sentindo.
Respostas
Com a restrição de carboidratos, há a formação de corpos cetônicos e a glicogênese também é impossibilitada, limitando a energia oferecida ao corpo.
Os carboidratos são nutrientes cuja função é a reserva de energia. A energia deles é fornecida de maneira mais imediata do que aquela dos lipídeos e proteínas. Nessa linha de raciocínio, uma dieta zero carboidrato facilitaria a queima de gorduras, e isso de fato acontece no curto prazo.
Ao longo do tempo, porém, o corpo começa a "economizar" as reservas de lipídios e gordura na ausência dos carboidratos, reduzindo a quantidade de energia liberada ao organismo e dificultando a perda de peso.
Além disso, o cérebro não estoca energia e, por isso, não funciona de maneira ideal com essa dieta restritiva. Com isso, ocorrem as tonturas, perda de memória, o desânimo etc.
Um outro efeito colateral desse dieta é o possível surgimento de um mau hálito causado pela formação de corpos cetônicos.