Respostas
Resposta:
espero ter ajudado;
Explicação:
Atualmente falar de Direitos Fundamentais do homem é algo fácil e simples de compreender, por mais que inúmeras vezes esses direitos sejam limitados por pessoas que se acham superiores, em face disso, observa-se a possibilidade da ocorrência de trabalhos análogos a escravidão no mundo inteiro.
Nesse contexto ao se olhar para o passado o povo brasileiro consegue ver um pouco do quão triste é este tipo de trabalho.
A escravidão no Brasil teve início na primeira metade do século XVI perdurando formalmente até 1888, véspera da Proclamação da República, sendo que a mão de obra escrava substituiu a mão de obra indígena que na época não se adequou ao trabalho servil da época (PEREIRA, 1983).
Atualmente a legislação em vigor trata como ilícito penal reduzir alguém a condição análoga a de escravo, por meio da submissão a trabalho forçado ou jornada exaustiva, pela sujeição a condições degradantes de trabalho ou mediante a restrição da liberdade de locomoção em decorrência de dívida, tendo pena privativa de liberdade de 2 a 8 anos, conforme normatizado pelo art. 149 do Código Penal (BRASIL)
Além disso falar de escravidão muitos acabam ligando a cor dos escravos a uma situação de inferioridade, trazendo à tona o preconceito e questões de análise racial sobre se uma pessoa é ou não adequada a certas tarefas tendo como base a cor dessa pessoa, e isto é algo que a depender da prática pode constituir crime de racismo ou injúria racial.
Resposta:
espero ter ajudado.
Explicação:
A escravidão no Brasil teve início na primeira metade do século XVI perdurando formalmente até 1888, véspera da Proclamação da República, sendo que a mão de obra escrava substituiu a mão de obra indígena que na época não se adequou ao trabalho servil da época.