Nas primeiras décadas da colonização foram fundadas várias vilas no Brasil. Em 1549, foi fundada Salvador, a capital do Brasil até 1763, quando a sede foi transferida para o Rio de Janeiro. As demais vilas da Colônia, assim que atingiam certo nível de desenvolvimento, recebiam o título de cidade. A maioria das cidades brasileiras atualmente concentra-se na faixa litorânea, isso se deve aos fatores abaixo, EXCETO:
a- Processo de colonização do tipo agrário-exportador.
b- Desenvolvimento de culturas como o café e a cana-de-açúcar, que apresentaram boa adaptação às condições climáticas dessas partes do país.
c- Construção de portos e fortificações e o desenvolvimento de outras atividades econômicas que deram origem às primeiras cidades.
d- Devido ao processo de mineração em Minas Gerais, e da borracha no Norte, essas áreas foram grandes atrativo migracional."
Respostas
A alternativa que melhor responde a questão é:
d) Devido ao processo de mineração em Minas Gerais, e da borracha no Norte, essas áreas foram grandes atrativo migracional.
A descoberta de ouro e a exploração de borracha ao norte do Brasil ocorreram no interior do país e não influenciaram a formação de cidades no litoral, mas sim colaboraram com a formação de núcleos urbanos no interior da nação.
O processo de mineração na região de Minas Gerais e a exploração da borracha no norte do Brasil deram início a ciclos econômicos cujas consequências têm relação ao desenvolvimento e formação de núcleos urbanos no interior do país. Nesse sentido, embora de fato tenha ocorrido um aumento populacional, um desenvolvimento econômico e o surgimento de importantes cidades que incluso algumas são capitais de estados, ambos os eventos não tem relação alguma com a formação de cidades no litoral brasileiro.