Para alguém que foi escravizado, ou que quarda memórias vividas do que foi ser escravo ainda hoje, " vida-liberdade" não se separam. Por quê?
Respostas
Para qualquer individuo que vive a experiência de ser um escravo, a obtenção da liberdade torna-se um elemento primordial para que de fato possa viver de maneira digna, ou seja, a vida, o ato de viver está diretamente relacionado com o fato de ser livre.
Viver a experiência de ser escravizado representa para qualquer individuo um trauma, o ato de viver está diretamente ligado com o fato de se possuir liberdade. Para realmente viver uma vida é preciso que um individuo possa usufruir de liberdades inerentes ao seu papel de ser humano, liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, liberdade de trabalho, liberdade para exercer determinada função. Nesse sentido, não é possível considerar que há verdadeiramente uma vida se não há a liberdade essencial para usufruí-la, por isso faz-se necessário que a vida seja diretamente ligada e relacionada com a liberdade.