• Matéria: Geografia
  • Autor: Lifeuna10
  • Perguntado 3 anos atrás

Por favor me ajudem!,preciso para enviar agora!! (Vou dar 30 pontos)

1- O que você entendeu por rios voadores?

2- Qual a importância desses rios para a dinâmica climática?

3-Devido às ações antrópicas, o que está acontecendo com esses rios voadores?

4- Cite as consequências da inexistência desses rios voadores para a dinâmica climática do nosso planeta?

5- O que é a crise hídrica e quais as suas consequências?​

Respostas

respondido por: JSilvaRodrigo
1

Resposta:

1- O que você entendeu por rios voadores?

Resposta: Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”,  formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

2- Qual a importância desses rios para a dinâmica climática?

Resposta: A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante.

3-Devido às ações antrópicas, o que está acontecendo com esses rios voadores?

Resposta: Pesquisadores explicam que ação do homem vem causando 'efeito cascata' no meio ambiente.

Com o aumento do desmatamento na Amazônia, que cresceu 24% no primeiro semestre de 2020 e bateu o recorde dos últimos dez anos, o fenômeno amazônico "rios voadores" vem sofrendo alterações no comportamento, segundo especialistas. O fenômeno leva umidade da bacia amazônica a outras regiões do país, mas, com a quantidade de floresta devastada, pesquisadores alertam para "efeito cascata"’ que pode gerar mudanças no clima desses lugares.

4- Cite as consequências da inexistência desses rios voadores para a dinâmica climática do nosso planeta?

Resposta: Os pesquisadores alertam, ainda, que, com os rios voadores afetados, além dos problemas climáticos, há a perda de um ecossistema vital para a humanidade. As mudanças resultam numa influência negativa sobre o cultivo para as atividades agrícolas e pecuárias, afetando também a produtividade da agricultura, pecuária e a produção de alimentos para as pessoas.

5- O que é a crise hídrica e quais as suas consequências?​

Resposta:

Água limpa e abundante depende de sistemas naturais saudáveis no entorno, como as florestas podem ser. Boa parte da água do planeta é filtrada através de bacias hidrográficas florestadas, que melhoram a qualidade da água e protegem o recurso. Grandes florestas, como a Amazônia, ajudam até mesmo a controlar os chamados “rios do céu”, que ditam os padrões de chuva a até centenas de quilômetros de distância.

Tanto os recursos hídricos quanto os florestais estão ameaçados, mas sua inter-relação implica que esses dois sistemas podem melhorar simultaneamente. As crises hídricas atuais são impactadas por três desafios específicos – mudanças climáticas, incêndios florestais e fenômenos climáticos extremos – e todos eles podem ser beneficiados pela restauração florestal.

Explicação: Espero ter ajudado!!


Lifeuna10: Muito Obrigada!! ajudou bastante
Perguntas similares