O papel da Psicologia para o direito, assim como a interface de ambas as matérias, conforme Carla Pinheiro “Na atualidade, o papel do psicólogo vem crescendo, alcançando maior importância e reconhecimento no contexto jurídico brasileiro” (2006 p. 45).
PINHEIRO, C. Psicologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2016.
Com base no enunciado citado, assinale a afirmativa correta:
a- O papel do psicólogo é de suma relevância, quando se trata de auxiliar em laudos e elaborar pareceres técnicos, deixando a seara do direito para o jurista.
b- O papel da Psicologia cresceu de tal maneira, que logo após o direito, vem a Psicologia em grau de relevância das matérias.
c- O papel do psicólogo cresceu de tal maneira, que o esse se restringiu e se dedicou a fazer apenas perícias, como forma de concentrar os esforços em um único campo.
d- A Psicologia alcançou destaque, não tem um papel principal na atuação dos juristas, a matéria não se resume em laudos, é fundamental elevar a sociedade como um todo, não só no âmbito jurídico.
e- A Psicologia está a alguns patamares acima do direito, por ajudar na construção da normativa jurídica, normativa é estudada por várias matérias.
Respostas
respondido por:
1
É notória a evolução da Psicologia quanto ciência, bem como sua contribuição para o Direito e a esfera jurídica. Desta forma, com base no enunciado, a afirmativa correta é:
- d- A Psicologia alcançou destaque, não tem um papel principal na atuação dos juristas, a matéria não se resume em laudos, é fundamental elevar a sociedade como um todo, não só no âmbito jurídico.
Sobre estudos acerca dessa temática, é importante saber que o comportamento humano é objeto comum entre Direito e Psicologia. Quando a Psicologia busca entender esse comportamento, o Direito procura regular o mesmo, desta forma, as duas áreas não podem ser separadas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás