• Matéria: Biologia
  • Autor: emillyoliveir4
  • Perguntado 3 anos atrás

O céu sempre atraiu a atenção da humanidade. O universo desconhecido... escuro e silencioso. Para que esse mistério ficasse menor, houve o projeto que se chamou CORRIDA ESPACIAL. Faça uma pesquisa e descreva o programa, os países envolvidos e quais as conquistas que ele trouxe para a humanidade.​

Respostas

respondido por: thedigny
1

Resposta:

A corrida espacial foi um dos capítulos da Guerra Fria, em que Estados Unidos e União Soviética disputaram a hegemonia na exploração do espaço entre 1957 e 1975.

A corrida espacial foi um dos episódios que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado direto da Guerra Fria. Ocorrida entre os anos de 1957 e 1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço realizada por americanos e soviéticos. Um dos momentos de maior relevância da corrida espacial foi a chegada do homem à Lua.

O primeiro grande marco da corrida espacial foi um feito soviético. No dia 4 de outubro de 1957, às 22h28m, no horário de Moscou, foi lançado o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a ficar na órbita da Terra. Alguns minutos depois, o satélite começou a emitir os primeiros sinais de rádio e o Sputnik 1 permaneceu em órbita por 22 dias.

O feito foi ressaltado tanto na imprensa soviética, quanto na imprensa internacional – incluindo a americana. O satélite soviético era uma esfera metálica feita de alumínio, que possuía 58 de centímetros de diâmetro e pesava 83,6 kg. O segundo satélite enviado pelos soviéticos trouxe outra grande inovação: o envio do primeiro ser vivo para o espaço.

Em 4 de novembro de 1957, foi lançado o Sputnik 2 que possuía 508 kg e transportou a cadela Laika para o espaço. A cadela foi encontrada nas ruas de Moscou e morreu 10 dias depois, em resultado do superaquecimento da estrutura. Ao todo, os soviéticos enviaram dez satélites sob a designação de Sputnik.

O lançamento do primeiro satélite pelos soviéticos ressoou negativamente para o governo americano, que logo procurou lançar seu próprio satélite. Isso aconteceu, de fato, em 31 de janeiro de 1958, quando aconteceu o lançamento do Explorer 1. O satélite americano acabou descobrindo a existência de uma região radioativa ao redor da Terra – o Cinturão de Van Allen.

Depois de quatro meses, o Explorer 1 parou de emitir sinais e retornou à atmosfera 12 anos depois. Logo após, os americanos criaram a National Aeronautics Space Administration, mais conhecida como NASA.

Os soviéticos foram os primeiros a enviarem um satélite para o espaço, os primeiros a enviarem um ser vivo e os primeiros a enviarem uma sonda que orbitou o Sol. Depois de tudo isso, os soviéticos ainda foram os primeiros a enviarem um homem ao espaço. A seleção para isso aconteceu em janeiro de 1961 e selecionou dois homens: Yuri Alekseyevich Gagarin e German Stepanovich Titov.

Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ser enviado para o espaço e a espaçonave que o transportou chamava-se Vostok 1. O lançamento aconteceu no dia 12 de abril de 1961, e a nave em que Gagarin estava ficou na órbita durante 108 minutos. Uma vez no espaço, Gagarin pronunciou a frase “a Terra é azul”.

O último grande acontecimento da corrida espacial foi o envio de expedições tripuladas para a Lua. Esse foi um feito dos americanos, e o projeto foi anunciado pelo presidente americano John F. Kennedy, em 1961. O envio de expedições tripuladas à Lua eram uma obsessão americana, uma vez que as maiores inovações da corrida espacial haviam sido realizadas pelos soviéticos.

Para viabilizar esse objetivo, a NASA criou o Programa Apollo, nome que homenageava um deus grego. Esse programa contou com apoio irrestrito do governo americano e consumiu bilhões de dólares, ao longo da década de 1960. Ao longo dessa década, uma série de expedições Apollo foram realizadas como forma de teste até o momento que de fato a expedição tripulada fosse enviada.

Explicação:

Espero ter ajudado, Boa noite e Bons Estudos e por favor coloca como melhor.


emillyoliveir4: obrigada, ajudou muito!!
Perguntas similares