A batalha para alimentar toda a humanidade acabou. Nas próximas décadas, centenas de milhões de pessoas vão morrer de fome, apesar de qualquer plano de emergência iniciado agora. A esta altura, nada pode impedir o aumento substancial da mortalidade mundial." (Paul Ehrlich, The Population Bomb, 1968). O trecho acima enquadra-se no contexto do neomalthusianismo, que floresceu entre as décadas de 1960 e 1970. Sobre esse ideário, assinale a alternativa correta. *
A. ( ) Em decorrência do neomalthusianismo a China implantou a “política do filho único”, em 1979, e seus resultados foram pouco expressivos. O país estuda, hoje, a possibilidade de recrudescimento dessa política.
B. ( ) O neomalthusianismo surgiu após a Segunda Guerra Mundial, pois neste período a população mundial cresceu bastante em virtude da redução das taxas de mortalidade e de natalidade.
C. ( ) O neomalthusianismo incorpora, além de preocupações alimentares, preocupações com os impactos ambientais da superpopulação.
D. ( ) O neomalthusianismo ressuscitou as ideias de Thomas Robert Malthus, segundo o qual a escassez de alimentos, induzida pelo excedente populacional, provocaria uma revolução tecnológica para evitar a fome global.
E. ( ) O perigo apontado pelos neomalthusianos realmente ocorreu, pois nosso planeta já conta com mais de 7 bilhões de habitantes e requer urgente controle populacional.
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é a letra (c)
Diferente do Malthusianismo a teoria Neomalthusiana incorpora preocupações sobre os impactos ambientais da superpopulação.
É importante compreender que esta é uma teoria que nasce no início do século XX e ganha maior visibilidade pós Segunda Guerra Mundial, portanto as concepções em torno dos impactos ambientais ainda não eram tão elaboradas.
Em função disso, já na parte final do século XX nasce o Ecomalthusianismo, que traz preocupações mais complexas sobre os impactos da superpopulação no meio ambiente.
Espero ter ajudado ;)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás