ATIVIDADE 12 - Conforme os trechos retirados do livro de Silvio Almeida, pode-se afirmar que:
a) Desde a década de 1950, o Brasil criminaliza o racismo, mas foi a Constituição Federal de 1988 que trouxe maiores avanços na questão, por exemplo, com políticas de ação afirmativa.
b) Os chamados "bantustões" foram um avanço na promoção da igualdade racial na África do Sul.
c) Cotas raciais são a única técnica de política afirmativa.
d) Apesar de ser um pais explicitamente segregado racialmente, em especial na década de 60, os Estados Unidos não possuía ordenamento jurídico que suportasse a segregação racial em seus estados.
Respostas
Resposta:
Resumos
O autor analisa a formação do campo temático dos estudos de relações raciais, no Brasil dos anos 1940, e sua posterior superação pelos estudos de identidade racial e racismo, nos anos 1970, buscando precisar a história dos significados teóricos de dois conceitos: preconceito de cor e racismo. Retroagindo ao final do século XIX, o autor argumenta que o racialismo dogmático de então foi desbancado pelo culturalismo do começo do século XX, apenas para ceder lugar à imprecisão entre a expressão nativa "preconceito de cor" e "preconceito racial", esta última introduzida pelo paradigma das relações raciais, gerado pela Escola de Chicago. Com a superação deste, nos anos 1970, e sua substituição por paradigmas que utilizam quase exclusivamente a análise estrutural e institucional, o conceito de racismo passou a denominar de maneira imprecisa todas as dimensões da vida social e da interação entre "brancos" e "negros". O autor sugere que apenas um retorno à separação analítica das diversas formas de interação e dimensões da vida social pode restituir a esse campo disciplinar a riqueza que teve nos primórdios das ciências sociais.
racismo; preconceito de cor; preconceito racial; relações raciais. letra C