faça um resumo cada um com 5 linhas sobre:
- o islamismo
- meca: cidade sagrada
- maomé: o profeta do islã
- alcorão, o livro sagrado do islã
- a hégira e o início de um novo calendário
-a expansão do islã pela península arábica
- os califados e a expansão do Império
- cotidiano e costumes no islã
- a mulher no islã
- ciências no islã
- arquitetura: mesquitas e palácios
Respostas
Resposta:
O islamismo é uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (conhecido em português como Maomé). Essa crença religiosa atualmente é a segunda maior do mundo, possuindo cerca de 1,8 bilhão de fiéis, a maioria deles localizada no continente asiático e africano.
Meca é considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica, e seus adeptos costumam orar voltados para ela. Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Haje. Como decorrência disto, Meca se tornou uma das cidades mais cosmopolitas e diversificadas do mundo islâmico. A entrada na cidade, no entanto, é proibida a pessoas que não sejam muçulmanas
Maomé pregou a devoção a um Deus único (Alá), lutou contra o infanticídio e defendeu a divisão de terras dos ricos com os pobres, contrariando a classe dominante de Meca.
Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos.
O processo de expansão islâmica tornou-se intenso com os sucessores de Maomé, isto é, os califas, a partir de 634, quando o profeta faleceu.
A Cultura Muçulmana ou Islâmica é tão heterogênea quanto à quantidade de povos que a mantêm, sobretudo em regiões da África e Ásia.as mulheres são subordinadas aos homens. De acordo com o Alcorão, os direitos são proporcionais às responsabilidades, e os homens são considerados como tendo maiores responsabilidades fora do lar. Todas as chamadas ciências, na visão ocidental, são frutos de uma sorte de experimentos e sentidos na ação de demonstrar um fenômeno .
Por conta de limitações impostas pela religião, a arquitetura islâmica foi uma das poucas modalidades artísticas que se desenvolveu no mundo árabe.