• Matéria: Biologia
  • Autor: fusca50
  • Perguntado 3 anos atrás

10- Algumas características de genes autossômicos são influenciadas pelo sexo, de forma que as características podem ser dominantes em um sexo e no outro não. Cite um exemplo.

Respostas

respondido por: jfregona7
0

Resposta:

Herança sem ligação X (autossômica)

Os genes sem ligação X são genes transportados em um ou ambos os 22 pares de cromossomos não sexuais (autossômicos).

Distúrbios dominantes

Em geral, os seguintes princípios podem ser aplicados à expressão de distúrbios dominantes determinados por um gene dominante sem ligação X:  Quando um dos pais apresenta o distúrbio e o outro não, cada filho tem uma chance de 50% de herdar o distúrbio.

As pessoas que não apresentam o distúrbio geralmente não carregam o gene e, assim, não passam o traço para seus descendentes.

Tanto os homens como as mulheres têm a mesma probabilidade de serem afetados.

A maioria das pessoas com o distúrbio tem pelo menos um dos pais afetados, embora o distúrbio pode não ser óbvio e nem mesmo ter sido diagnosticado. Contudo, algumas vezes, o distúrbio surge como uma nova mutação genética.

Distúrbios recessivos

Em geral, os seguintes princípios podem ser aplicados aos distúrbios recessivos determinados por um gene recessivo sem ligação X:   Praticamente todos os indivíduos com o distúrbio têm progenitores com uma cópia do gene anormal, embora geralmente os pais não apresentem o distúrbio (porque são necessárias duas cópias do gene anormal para a expressão do gene).

As mutações únicas apresentam menor probabilidade de resultar no distúrbio que nos distúrbios dominantes herdados (pois a expressão dos distúrbios recessivos requer que os dois genes de um par sejam anormais).

Quando um dos pais apresenta o distúrbio e o outro possui um gene anormal, mas não expressa o distúrbio, metade dos seus filhos provavelmente apresentarão o distúrbio. Os outros filhos possuirão um gene anormal.

Quando um dos progenitores apresenta o distúrbio e o outro não possui o gene anormal, nenhum dos filhos terá o distúrbio, mas todos herdarão e possuirão o gene anormal que podem passar para seus descendentes.

Uma pessoa, que como seus progenitores, não tenha o distúrbio, mas com irmãos portadores da anomalia, apresenta 66% de chance de ser portador do gene anormal.

Tanto os homens como as mulheres têm a mesma probabilidade de serem afetados.

Explicação:

Distúrbios recessivos sem ligação X (autossômicos)

Alguns distúrbios representam um traço recessivo de ligação X. Para apresentar o distúrbio, a pessoa deve receber dois genes anômalos, um de cada progenitor. Se os pais carregarem um gene anormal e um gene normal, apesar dos progenitores não apresentarem o distúrbio, cada um tem 50% de chance de passar o gene anormal para os filhos. Portanto, cada filho tem

Uma chance de 25% de herdar dois genes anormais (e, assim, desenvolver a doença)

Uma chance de 25% de herdar dois genes normais

Uma chance de 50% de herdar um gene normal e um gene anormal (e, desta forma, se tornar um portador da doença como os pais)

Portanto, entre os filhos, a probabilidade de não desenvolver o distúrbio (ou seja, ser normal ou um portador) é de 75%.

Perguntas similares